Uma das formas de analisar a popularidade de um sistema operativo encontra-se por verificar onde se encontram a maioria dos jogadores. A Steam, sendo uma das plataformas mais populares, é uma excelente fonte de informações neste ponto.
Todos os meses a Steam revela os detalhes sobre os clientes que usam a plataforma para acederem aos seus videojogos, e agora que estamos num novo mês, podemos ter uma ideia dos detalhes de Fevereiro.
Segundo os dados da Steam, o número de utilizadores no Windows 11 caiu de forma considerável durante o mês de Fevereiro, passando para os 44.10% - o que representa uma queda de 9.36% face ao mês anterior. Por sua vez, o Windows 10 sofreu um aumento considerável, passando a marca dos 53.34% - um aumento de 10.47% face ao mês anterior.
O Windows 7 ainda se encontra bem presente, com 0.10%, se tivermos em conta que não é um Windows oficialmente suportado e nem mesmo as mais recentes versões da Steam funcionam no mesmo. Portanto este valor ainda é algo elevado – embora irrelevante para os dados em geral.
No geral, o Windows é usado por 97.58% de todos os utilizadores da Steam, seguindo-se o Linux com 1.45% e o macOS com 0.97%.
Será certamente interessante analisar o motivo pelo qual o Windows 10 recuperou consideravelmente no mercado, mesmo que esteja previsto de deixar de receber suporte em Outubro deste ano. O sistema ainda é considerado como “maduro” por muitos, e tendo em conta as limitações de hardware no Windows 11, isso pode ser um impeditivo para muitos alterarem.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!