Uma das maiores fabricantes da indústria automóvel nos EUA, a General Motors (GM), confirmou ter realizado uma nova parceria com a Nvidia. Esta vai permitir que a fabricante possa integrar mais tecnologias de IA nos seus veículos, e pode ajudar a desenvolver novas tecnologias para a produção dos mesmos.
A parceria entre as duas empresas foi confirmada durante o evento GTC 2025, que se realiza a partir de hoje na Califórnia. A GM acredita que o uso da IA pode ajudar nas linhas de produção, desenvolvimento de novas viaturas e no avanço para produzir um melhor design.
Mary Barra, presidente e CEO da General Motors, afirmou: “A GM desfruta de uma parceria de longa data com a NVIDIA, alavancando os seus GPUs nas nossas operações, a IA não só otimiza os processos de fabrico e acelera os testes virtuais, como também nos ajuda a construir veículos mais inteligentes, ao mesmo tempo que capacita a nossa força de trabalho para se concentrar no artesanato.
A GM pretende ainda aproveitar algumas das tecnologias da Nvidia para criar o que a mesma considera ser “gémeos” das suas fábricas em versão digital. Estas tecnologias poderiam ajudar a otimizar a produção das linhas da empresa, e tornar o fabrico dos automóveis mais eficientes e rápido.
Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, afirmou: “A era da IA física chegou e, juntamente com a GM, estamos a transformar o transporte, desde os veículos até às fábricas onde são feitos.
Dentro dos seus veículos, a GM vai adotar a tecnologia DRIVE AGX da Nvidia, construída sobre a arquitetura Blackwell, para melhorar os sistemas de ajuda à condução e de segurança. O sistema DriveOS será ainda usado, e deve contar com ainda mais capacidades, com a fabricante a indicar a capacidade de atingir 1000 triliões de operações por segundo.
É possível que algumas das melhorias comecem a ser verificadas durante os próximos meses, conforme forem sendo implementadas pela GM.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!