1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Nvidia logo

 

A Nvidia, gigante no mundo das placas gráficas, estará a preparar a sua entrada no mercado de processadores Arm para computadores pessoais, com os portáteis da Alienware na linha da frente para estrear esta nova tecnologia. A investida poderá acontecer já no final de 2025 ou no início de 2026, de acordo com informações avançadas pela publicação taiwanesa United Daily News. Ao que tudo indica, a Nvidia está a colaborar com a MediaTek no desenvolvimento de uma unidade de processamento acelerado (APU) que combina uma CPU baseada na arquitetura Arm com a poderosa arquitetura de GPU Blackwell da própria Nvidia.

 

Uma lufada de ar fresco para o gaming em Windows on Arm?

 

A Nvidia já é uma marca de referência nos portáteis gaming tradicionais, equipados com processadores Intel ou AMD. No entanto, a sua incursão no universo das CPUs Arm poderá significar uma melhoria substancial para a experiência de jogo em sistemas Windows on Arm. Atualmente, os chips Snapdragon X da Qualcomm, que lideram este segmento, necessitam de emular jogos através do software Prism da Microsoft, o que resulta, muitas vezes, em compatibilidade e desempenho limitados por parte das GPUs da Qualcomm. Um chip Arm da Nvidia, com a sua reconhecida experiência em processamento gráfico, poderia mudar este cenário.

 

Rumores antigos e novas pistas

 

Os primeiros rumores sobre um chip Arm da Nvidia surgiram em 2023, posicionando-o como um potencial concorrente direto aos processadores da Intel e às soluções Arm da Qualcomm. Mais recentemente, na semana passada, um vídeo do YouTuber Moore's Law is Dead exibiu o que aparenta ser uma imagem "vazada" desta APU da Nvidia. Fontes ligadas ao canal sugerem que o chip poderá operar com um consumo energético entre 80W e 120W.

 

As movimentações da Nvidia neste sentido parecem ganhar força com declarações dos seus executivos. Em janeiro de 2025, durante uma apresentação a investidores, Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou que a empresa tem "planos" para a CPU baseada em Arm que equipa o Digits, o seu supercomputador pessoal de IA, conforme noticiou a Reuters na altura. Também Michael Dell, CEO da Dell (empresa-mãe da Alienware), insinuou a possibilidade do lançamento de um PC focado em Inteligência Artificial com tecnologia Nvidia, respondendo com um "volte no próximo ano" quando questionado sobre a presença da Nvidia no mercado de PCs com IA, numa entrevista em 2024.

 

Mercado Arm para PCs ao rubro

 

A Nvidia não está sozinha nesta corrida para desafiar o atual domínio da Qualcomm no segmento de CPUs Arm para PCs. A MediaTek, para além da aparente colaboração com a Nvidia, também terá planos para desenvolver o seu próprio chip Arm. Adicionalmente, notícias recentes indicam que a AMD está igualmente a trabalhar num processador baseado em Arm, que poderá ser destinado aos computadores portáteis Microsoft Surface. O futuro dos processadores para computadores pessoais promete, assim, tornar-se cada vez mais diversificado e competitivo.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech