A Google encontra-se a preparar algumas novidades focadas em melhorar ainda mais o Gemini, com a chegada de uma nova funcionalidade ao Gemini Live. Durante o MWC 2025, a Google confirmou que o Gemini Live teria a capacidade de partilhar vídeo em tempo real, através do Project Astra.
Este projeto pretendia focar-se em criar um sistema onde o Gemini fosse capaz de analisar o ecrã dos dispositivos dos utilizadores, fornecendo informações relevantes com base no mesmo. Basicamente, os utilizadores partilhavam o ecrã, e o Gemini iria fornecendo guias ou informações com o contexto do mesmo.
Embora a empresa não tenha confirmado, na altura, quando essa novidade iria ficar disponível, alguns utilizadores parecem ter descoberto que os primeiros testes da mesma encontram-se agora a ser realizados.
Um utilizador do Reddit descobriu que, com o Gemini Advanced, os utilizadores podem ativar a partilha de ecrã com o Gemini Live. Por agora a novidade parece focada apenas para dispositivos da Xiaomi, por alguma razão desconhecida, mas é possível que venha a ser lançada em breve para ainda mais dispositivos.
Com esta novidade, os utilizadores podem rapidamente colocar questões sobre o que esteja a ser apresentado no ecrã, e o Gemini pode responder tendo como base esse contexto, o que se deve traduzir em respostas mais fiáveis e completas.
Um dos exemplos encontra-se na capacidade de abrir, no dispositivo, o Chrome e aceder a um site, pedindo depois ao Gemini para resumir o que se encontra no mesmo. Isto pode ser útil para artigos ou longas informações. O Gemini vai perceber o contexto porque se encontra a ter direto acesso ao que está a ser apresentado no ecrã em tempo real.
Por agora ainda se desconhece quando a novidade irá ficar disponível para todos. No entanto, é bastante provável que a mesma apenas fique acessível para quem tenha o Gemini Advanced, que possui uma subscrição associada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!