Nos últimos anos, a Meta tem vindo a realizar várias mudanças na linha de tempo do Facebook, de forma a que esta apresente os resultados que sejam mais relevantes para cada utilizador. Uma das primeiras mudanças foi tornar a linha de tempo mais focada para conteúdos de amigos e familiares, mas essa ideia veio sendo a ser diluída com as alterações no algoritmo.
Nos últimos tempos, a plataforma recomenda sobretudo conteúdos de páginas, grupos e pessoas que os utilizadores não seguem diretamente, aumentando as críticas que existem cada vez mais conteúdos de amigos que são “perdidos” no meio de todas as restantes recomendações.
A pensar nisso, a Meta parece estar novamente a preparar mudanças, voltando às origens. A plataforma social confirmou que vai brevemente lançar uma nova timeline de “Amigos”, focada a apresentar apenas publicações de contas que os utilizadores realmente sigam.
A empresa afirma que, com esta mudança, vai trazer novamente ao de cima a ideia original da plataforma, em apresentar os conteúdos que sejam realmente do interesse dos utilizadores, e de contas que estes ativamente acompanhem.
Com a nova timeline, os utilizadores podem aceder a todos os conteúdos que sejam diretamente partilhados por amigos, tanto a nível de publicações como das Stories, Reels e outros conteúdos dentro da rede social. Devem ainda surgir nesta lista os pedidos de amizade e recomendações de contactos potencialmente conhecidos.
Esta não é a primeira vez que a plataforma altera os planos da timeline, mas engloba-se na ideia da Meta em tornar o Facebook uma plataforma mais social. Em 2022, a empresa apresentou uma versão inicial deste feed, que apresentava as publicações de amigos em ordem cronológica, mas o acesso à mesma encontra-se escondido dentro das opções do Facebook.
A novidade pode começar a surgir para os utilizadores durante as próximas semanas. Resta saber se será suficiente para resolver todos os problemas de interação da plataforma nos últimos anos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!