1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Certificado SSL

 

A CA/Browser Forum confirmou uma recente mudança na validade dos certificados SSL, que a partir de 2029 vai alterar significativamente a forma como os certificados SSL são publicamente usados.

 

Com a nova medida, os certificados SSL passam a ter uma validade máxima de apenas 47 dias, tendo esta medida sido aprovada pelas autoridades associadas com o grupo CA/Browser Forum, que votaram na mesma.

 

A CA/Browser Forum é um grupo de entidades autoritárias, que certificam os SSL existentes no mercado, bem como de fabricantes de software e de navegadores. Estas entidades trabalham em conjunto para melhorar os padrões de segurança e dos certificados digitais pela internet.

 

Nomes como a DigiCert, GlobalSign, Apple, Mozilla e Microsoft fazem parte do grupo, e possuem poderes de votação para o mesmo. No inicio do ano, a Apple apresentou a proposta de reduzir a validade de certificados SSL públicos, para aumentar e melhorar a segurança das plataformas web, algo que várias entidades parecem ter apreciado.

 

A ideia será, durante os próximos anos, reduzir gradualmente a validade máxima dos certificados SSL, passando dos atuais 398 dias para os 47 dias em 2029. Com esta medida, pretende-se reduzir o risco de uso de certificados inválidos ou inseguros. Também força as empresas a terem de adotar medidas de segurança adicionais para as suas plataformas.

 

Atualmente, o tempo de validade máximo dos certificados encontra-se nos 398 dias, mas a votação agora aprovada vai reduzir gradualmente este tempo durante os próximos anos. Em 15 de Março de 2026 a validade deve ser reduzida para os 200 dias, e em 2027 para os 100 dias. Eventualmente, em 2029, a validade deverá ser de 47 dias e dos certificados DVC para os 10 dias.

 

Embora esta medida possa ter melhorias a nível de segurança, pode ainda trazer um trabalho mais pesado para quem é responsável por gerir os certificados SSL, tendo em conta que necessita de adaptar os sistemas para serem mais rápidos no processamento dos mesmos.

 

Por agora, esta medida não se espera que venha a causar grande impacto sobre as aplicações web, mas as entidades devem preparar-se para a eventual mudança em 2029, e começarem cedo a adaptarem os seus sistemas para tal.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech