A popular plataforma 4chan encontra-se atualmente inacessível, depois de um alegado ataque na sua infraestrutura, que terá permitido aos atacantes acederem a dados internos da plataforma e dos seus utilizadores.
Ao aceder ao site, o mesmo apresenta atualmente uma mensagem de erro, indicando que se encontra inacessível. O 4chan é um popular fórum na internet, muitas vezes tido como a origem de muitas teorias e informações partilhadas na rede, mas também alvo de controvérsias pelas suas regras de moderação mais “abertas” e conteúdos potencialmente ofensivos.
Uma mensagem foi recentemente partilhada no Reddit, a indicar que um hacker pode ter obtido acesso a algumas ferramentas internas da plataforma. A mensagem indica que o atacante teria obtido aceso a emails internos da equipa do 4chan, e que estavam a ser partilhadas mensagens internas dos mesmos.
A partir da X, vários utilizadores apontam igualmente que conversas privadas dos “moderadores” da plataforma estariam a tornar-se públicas. Estas conversas podem expor não apenas informação privada, mas também possíveis falhas na plataforma.
Algumas fontes apontam ainda que os atacantes terão explorado falhas em sistemas desatualizados do 4chan. Entre os quais encontra-se o facto de uma grande parte da plataforma encontra-se ainda assente sobre código PHP antigo, e ferramentas que contam com tarefas antiquadas e inseguras, entre as quais algumas que podem interagir diretamente com as bases de dados da plataforma.
Por agora, não existe uma confirmação oficial sobre o sucedido, embora a plataforma ainda se encontra inacessível.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!