A Volkswagen deu início a uma campanha de recolha para a sua recente carrinha elétrica ID.Buzz, especificamente o modelo de 2025. Em causa está um problema de configuração no banco da terceira fila, que afeta 5.637 veículos nos Estados Unidos.
Largura excessiva viola normas de segurança
O cerne da questão reside no banco removível da terceira fila. Embora equipado com cintos de segurança apenas para dois ocupantes, a sua superfície de assento é consideravelmente mais larga do que o especificado para essa capacidade pelas normas federais de segurança automóvel dos EUA (Federal Motor Vehicle Safety Standard No. 208), supervisionadas pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration). Simplificando, o banco tem espaço físico que, segundo as regras norte-americanas, exigiria um terceiro cinto de segurança.
O risco de um terceiro passageiro sem cinto
Esta discrepância cria um risco de segurança significativo. A largura do banco torna tentador e relativamente fácil acomodar um terceiro passageiro no meio, entre os dois lugares com cinto. No entanto, essa pessoa viajaria sem qualquer sistema de retenção, ficando exposta a um risco muito maior de ferimentos graves ou até fatais em caso de colisão ou travagem brusca.
Solução passa por limitar o espaço útil do banco
Para corrigir a inconformidade e eliminar o risco, a solução proposta pela Volkswagen consiste na instalação de "peças de acabamento permanentes não acolchoadas". O objetivo destas peças é reduzir fisicamente a largura útil do assento traseiro, alinhando assim o espaço disponível com o número de cintos de segurança efetivamente instalados (dois).
A recolha abrange as unidades da ID.Buzz 2025 produzidas entre 18 de setembro de 2024 e 11 de fevereiro de 2025. Este modelo elétrico, que reinterpreta o clássico "Pão de Forma" da marca, foi lançado no mercado norte-americano em novembro de 2024, assinalando o regresso da Volkswagen a este segmento com uma proposta totalmente elétrica.
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