A família de veículos elétricos da Volkswagen poderá estar prestes a crescer com um membro muito aguardado. A fabricante alemã está a considerar o desenvolvimento de um monovolume elétrico mais pequeno e acessível, que se posicionaria abaixo do carismático ID. Buzz, servindo como um sucessor espiritual e elétrico do bem-sucedido Touran.
O fim de uma era e o início de outra?
No centro desta potencial novidade está o Volkswagen Touran. Lançado originalmente em 2003, este monovolume tornou-se rapidamente um sucesso de vendas, com mais de 2,6 milhões de unidades vendidas globalmente ao longo da sua carreira. No entanto, apesar de continuar a ser uma escolha popular na Europa, a ascensão meteórica dos SUVs fez com que os monovolumes perdessem algum do seu brilho no mercado.
Uma nova versão, totalmente elétrica e modernizada, poderá ser a resposta da Volkswagen para revitalizar este segmento, combinando a praticidade de um veículo familiar com as vantagens da mobilidade elétrica.
Inspiração no passado para desenhar o futuro
Para dar forma a este novo modelo, a Volkswagen estará a mergulhar nos seus arquivos. De acordo com fontes próximas do projeto, citadas pela publicação Autocar, vários protótipos de monovolumes foram retirados do armazém para serem reavaliados.
Entre eles destaca-se o BUDD-e de 2016, um conceito de monovolume elétrico que, na altura, se previa ser o primeiro veículo da marca a utilizar a plataforma MEB, a mesma que serve de base à atual gama ID. Outros conceitos, como o Bulli de 2011 e até modelos de produção como o Golf SV de 2014, poderão também servir de inspiração para o design final.
Plataforma, baterias e a mira na concorrência
A Volkswagen não está apenas focada no design, mas também na inovação para se manter competitiva, especialmente contra as novas e emergentes marcas chinesas como a Zeekr. Há rumores de que a empresa está a desenvolver novas soluções para portas de correr e assentos modulares, de forma a maximizar a versatilidade e o espaço interior.
Embora os detalhes técnicos ainda sejam escassos, espera-se que o "irmão mais novo" do ID. Buzz assente numa nova versão da plataforma da Volkswagen, a MEB+ ou a futura SSP (Scalable Systems Platform). As opções de bateria deverão variar entre os 60 kWh e os 80 kWh, com configurações de tração dianteira (FWD) e integral (AWD) a serem disponibilizadas.
Quando chega e quanto vai custar?
Se o projeto receber luz verde definitiva, a chegada deste sucessor elétrico do Touran está prevista para 2027 ou 2028. Com os planos da Volkswagen de abandonar progressivamente a nomenclatura "ID", não seria de surpreender se este novo modelo recuperasse o nome Touran.
O mercado de monovolumes elétricos está a aquecer, particularmente na China, e outras marcas, como a Hyundai com o seu Staria EV, já se estão a posicionar. Tendo em conta que o Volkswagen ID. Buzz arranca em Portugal com preços a rondar os 55.000 euros, é de esperar que este novo modelo mais compacto se posicione num patamar de preço significativamente mais acessível, tornando-o numa proposta muito interessante para as famílias que procuram transitar para a mobilidade elétrica.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!