1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Xbox em imagem frontal da consola da microsoft

Se estavas à espera que a próxima geração de consolas da Microsoft marcasse um retorno à era dos títulos que só podes jogar num único hardware, as notícias não são as melhores. De acordo com informações avançadas pelo GameRant, um conhecido insider da empresa garante que não existe qualquer hipótese de a tecnológica voltar a apostar em exclusivos fechados. A revelação surge num momento em que a estratégia de conteúdos para a próxima geração, conhecida pelo nome de código Helix, começa a ganhar contornos mais claros.

A informação tem origem no utilizador SneakersSO do fórum NeoGAF, que no início de 2026 já consolidou um historial de fugas de informação precisas sobre a divisão de gaming da empresa. Numa interação recente, a 7 de março, o leaker foi direto ao afirmar que os exclusivos não vão mesmo acontecer, respondendo às dúvidas dos utilizadores sobre uma possível inversão de marcha na estratégia multiplataforma da marca. Esta posição ganha força após a nova CEO da Microsoft Gaming, Asha Sharma, ter confirmado que o projeto Helix está a ser desenhado para correr tanto jogos de consola como de computador.

Uma estratégia que une o ecossistema Xbox e o PC

A visão da empresa parece passar por transformar o hardware da próxima geração num equipamento capaz de fundir as bibliotecas de jogos. Embora os detalhes técnicos ainda sejam escassos, o objetivo é que a Xbox Helix funcione como um PC personalizado, mantendo a compatibilidade com os títulos anteriores através de emulação ou camadas de tradução de software. Neste cenário de integração total, a existência de jogos exclusivos para a consola deixaria de fazer sentido no plano conceptual da marca.

Existem outros indicadores que reforçam esta teoria, nomeadamente o posicionamento de mercado que a gigante de Redmond pretende atingir. Em outubro de 2025, a então presidente da divisão, Sarah Bond, descreveu a nova geração como uma experiência premium. No vocabulário corporativo, isto traduz-se frequentemente em hardware de gama alta com um preço de venda ao público mais elevado, o que poderá posicionar o equipamento num nicho semelhante ao dos computadores de gaming de luxo.

O desafio das vendas e o foco num mercado premium

Os números de vendas das gerações anteriores ajudam a explicar esta mudança de paradigma. Enquanto a Xbox 360 atingiu cerca de 84 milhões de unidades em todo o mundo, a Xbox One ficou-se pelos 58 milhões. As estimativas mais recentes para as atuais Series X e Series S apontam para apenas 30 milhões de unidades vendidas até ao final de 2025. Com uma base de utilizadores a encolher a cada geração, torna-se financeiramente insustentável produzir grandes blockbusters exclusivos apenas para um hardware específico.

Quanto ao lançamento da nova consola, o mistério continua. Documentos revelados em tribunal durante a aquisição da Activision Blizzard sugeriam 2028 como o ano provável, mas vários analistas acreditam que a data pode ser antecipada para 2027. No entanto, com a subida dos custos dos componentes devido à forte procura por chips para inteligência artificial, é possível que a chegada da Helix ao mercado acabe por sofrer um ligeiro atraso para garantir a viabilidade do projeto.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech