A Netflix prepara-se para implementar uma remodelação significativa na interface de utilizador das suas aplicações para televisão. Com um visual renovado e mais depurado, a plataforma passará a oferecer recomendações que se adaptam dinamicamente à atividade do utilizador, numa tentativa de antecipar melhor o que este poderá querer assistir. A empresa planeia disponibilizar esta atualização ao longo das próximas semanas e meses.
O objetivo principal desta mudança, uma meta de longa data para a Netflix, é simplificar e acelerar o processo de descoberta de conteúdos. Desta forma, espera-se reduzir o tempo que os utilizadores passam a navegar indefinidamente pelo catálogo sem conseguir decidir o que ver.
Uma interface adaptada aos novos tempos
Originalmente desenhada para séries e filmes, a interface televisiva da Netflix teve de evoluir para acomodar novas ofertas de entretenimento, como eventos transmitidos em direto e jogos na nuvem. Segundo Eunice Kim, diretora de produto da Netflix, a empresa tem vindo a trabalhar nesta nova experiência de TV desde o ano passado. "A nossa página inicial de TV redesenhada é mais simples, mais intuitiva e representa melhor a amplitude do entretenimento disponível na Netflix atualmente", afirmou Kim a jornalistas.
Os novos "mosaicos" ou cartões de cada série, filme ou outro conteúdo são consideravelmente maiores. Em vez de a informação sobre um título destacado surgir no topo do ecrã, o novo design concentra todos os elementos relevantes no próprio cartão.
Cada cartão incluirá mais detalhes contextuais visíveis de imediato, explicando por que motivo determinado conteúdo poderá ser do interesse do utilizador. Poderá indicar que uma série ou filme foi adicionado recentemente, que figura na lista dos 10 mais vistos da Netflix, que ganhou prémios ou que está prestes a sair do serviço. Em outros casos, a Netflix poderá simplesmente acreditar que o utilizador irá adorar a sugestão.
As animações ao transitar entre os cartões serão mais ágeis e fluidas, prometeu Kim. A nova interface também facilitará o destaque de eventos em direto – como os jogos da NFL no dia de Natal, programação da WWE ou o programa "Everybody's Live with John Mulaney" – no topo do ecrã inicial.
A barra de navegação principal foi movida para o topo do ecrã, com separadores como "Início", "Séries", "Filmes", "Jogos" e "O Meu Netflix" (onde se encontrará a secção "Continuar a ver", "A Minha Lista", lembretes, etc.). A função de pesquisa, que ainda permite navegar por categorias, também se encontra nesta barra superior. De forma prática, será possível aceder à barra de navegação superior simplesmente tocando no botão "Voltar" do comando da televisão.
Recomendações que aprendem em tempo real
À medida que o utilizador navega, a Netflix adaptará as suas recomendações dinamicamente. Por exemplo, se atribuir uma classificação de "gosto muito" (duplo polegar para cima) a uma série como "Squid Game", a plataforma poderá, em tempo real, adicionar uma nova linha com títulos semelhantes mais abaixo no ecrã inicial. Os trailers visualizados e as pesquisas efetuadas também influenciarão estas recomendações responsivas. Todo este processo ocorre nos bastidores, com o intuito de tornar a experiência o mais fluida possível.
A Netflix há muito que integra fatores como os hábitos de visualização nas suas sugestões personalizadas. "O que é novo nas recomendações responsivas é o comportamento de navegação ativo", explicou Elizabeth Stone, diretora de tecnologia da empresa. "Poderá também incluir elementos como a hora do dia, por exemplo. Com o tempo, poderá ainda incluir situações em que o membro consiga fornecer uma indicação explícita sobre o que procura."
Outras novidades: IA na pesquisa e vídeos verticais
Paralelamente, a Netflix começou recentemente a testar uma funcionalidade de pesquisa com Inteligência Artificial generativa, baseada na tecnologia da OpenAI. A ideia é permitir que os utilizadores procurem títulos de acordo com o seu estado de espírito. Assim, poderá pedir algo que seja "um pouco assustador e um pouco divertido, mas não demasiado de nenhum" e receber sugestões relevantes. Alguns utilizadores na Austrália e Nova Zelândia foram os primeiros a ter acesso a esta ferramenta, que a Netflix começa a disponibilizar a mais subscritores esta semana, numa versão beta opcional.
A empresa iniciará também, nas próximas semanas, um teste global de uma funcionalidade de vídeos verticais na aplicação móvel. Este feed incluirá clips e trailers e estará acessível a partir de uma linha no ecrã inicial da app. Será possível tocar para ver a série ou filme imediatamente ou adicioná-lo a "A Minha Lista", existindo também uma opção para partilhar o clip. A Netflix já experimentou feeds semelhantes com clips de comédia e excertos de programas infantis nos últimos anos.
Entretanto, quando questionada se a Netflix seguirá o exemplo de empresas como o Spotify, permitindo subscrições através da sua aplicação para iOS após as alterações forçadas nas políticas de pagamento da App Store da Apple, Eunice Kim afirmou que a empresa está "a acompanhar de perto a situação", mas não adiantou novidades por agora. De momento, a Netflix "continuará a cumprir as políticas da App Store até haver mais informações sobre a melhor forma de implementar quaisquer alterações futuras."
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