1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo do Linux

 

Linus Torvalds acaba de anunciar a sexta release candidate (RC6) do futuro kernel Linux 6.15. Ao contrário da satisfação demonstrada na semana passada com a versão anterior, desta vez o criador do Linux notou um aumento no número de commits, algo que preferia não ver numa fase tão avançada do ciclo de desenvolvimento.

 

No entanto, Torvalds desvalorizou a situação por agora, afirmando que não é motivo para grande preocupação e que o calendário previsto se mantém firme. A expectativa é que a versão final do Linux 6.15 chegue dentro de duas semanas, após uma última release candidate (RC7). "Temos mais duas semanas no calendário normal de lançamento, e ainda parece que tudo está nos eixos", escreveu Torvalds no seu anúncio.

 

Foco intenso nos drivers nesta versão

 

A maior parte das alterações nesta RC6 concentra-se nos drivers. Os drivers para placas gráficas (GPU) e redes foram os mais ativos, com destaque para correções destinadas a GPUs da AMD e melhorias para diversos adaptadores de rede.

 

Há também novidades bem-vindas para os touchpads de portáteis das marcas Dynabook, TUXEDO e Dell, prometendo uma melhor experiência de utilização. Os jogadores também recebem boas notícias: há melhor suporte para comandos, incluindo o popular 8BitDo Ultimate 2 Wireless Controller. Além disso, o botão "Partilhar" (Share) dos comandos da Xbox One deverá agora funcionar corretamente.

 

Sistemas de ficheiros e redes também recebem atenção

 

Esta versão candidata traz ainda melhorias para vários sistemas de ficheiros importantes. Especificamente, o Btrfs, OCFS2 e EROFS receberam otimizações que visam aumentar a estabilidade, corrigir bugs e introduzir um manuseamento mais eficiente de ficheiros comprimidos.

 

Na área das redes, foram implementadas melhorias que permitem um melhor tratamento do protocolo IPv6, especialmente útil em configurações de rede mais complexas.

 

Melhorias na virtualização com KVM

 

Por fim, registam-se aperfeiçoamentos no KVM (Kernel-based Virtual Machine), uma tecnologia fundamental usada para criar e gerir máquinas virtuais (VMs) no Linux. Com este novo kernel, os utilizadores poderão notar melhorias no desempenho das suas VMs, um benefício particularmente notório em máquinas baseadas na arquitetura ARM.

 

Apesar do volume de commits superior ao desejado por Torvalds nesta fase, o desenvolvimento do Linux 6.15 parece continuar a bom ritmo e dentro do prazo previsto para o seu lançamento final. Os entusiastas e programadores interessados nos detalhes técnicos mais aprofundados podem consultar o registo completo de commits no anúncio oficial de Linus Torvalds.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech