1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Playstation 5

 

A Sony anunciou que a PlayStation 5 atingiu a impressionante marca de 77,8 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento em novembro de 2020. No último trimestre fiscal, a empresa expediu 2,8 milhões de consolas, consolidando a forte presença da PS5 no mercado.

 

PS5 perto dos 80 milhões, mas vendas anuais abrandam

 

O número total de vendas da PlayStation 5 coloca-a lado a lado com a sua antecessora, a PlayStation 4, que no mesmo período de tempo tinha vendido cerca de 79,1 milhões de unidades. Apesar deste marco, as vendas da PS5 durante o ano fiscal de 2024 (que terminou em março de 2025) registaram uma ligeira quebra, totalizando 18,5 milhões de unidades, um decréscimo em comparação com as 20,8 milhões vendidas no ano fiscal de 2023.

 

Receitas de jogos em alta graças a terceiros, mas Sony precisa de exclusivos

 

Apesar do abrandamento nas vendas de hardware, a divisão de jogos da Sony viu as suas receitas aumentarem significativamente. As vendas de jogos cresceram 9%, o que impulsionou o lucro operacional da divisão em uns notáveis 43% em relação ao ano anterior. Este crescimento foi largamente atribuído às vendas de jogos de editoras terceiras (third-party), uma vez que as vendas de títulos da própria Sony (first-party) registaram uma ligeira queda. A empresa lançou apenas um título first-party este ano, com grandes expectativas para os futuros lançamentos de Death Stranding 2: On the Beach e Ghost of Yōtei.

 

Sony alerta para impacto de tarifas e do adiamento de GTA VI nas contas

 

No entanto, a Sony não espera que este crescimento se mantenha de forma linear. A empresa prevê um impacto negativo de 100 mil milhões de ienes (aproximadamente 644 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) nas vendas do próximo ano, devido a tarifas, especialmente considerando que a maioria das suas vendas ocorre nos Estados Unidos. Esta previsão surge num contexto em que a empresa já antecipava receitas estáveis para 2025. Outro revés significativo foi o adiamento do muito aguardado Grand Theft Auto VI da Rockstar Games, agora previsto para maio de 2026.

 

Aumento de preços da PS5 e produção nos EUA são cenários em estudo

 

Durante a apresentação dos resultados financeiros, a Sony admitiu que está a considerar "repassar" os aumentos das tarifas para os consumidores, embora não tenha mencionado especificamente a PS5 ou o mercado norte-americano. Recorde-se que a empresa já aumentou o preço da consola noutros territórios, incluindo a Europa. O CEO da Sony, Hiroki Totoki, também abordou a possibilidade de fabricar a PlayStation 5 nos Estados Unidos, afirmando que é algo que "tem de ser considerado no futuro" como forma de mitigar estes desafios.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech