A Google parece estar a simplificar a forma como interagimos com os nossos emails no Gmail para Android. A interface de "resposta rápida", introduzida no ano passado e inspirada nas aplicações de mensagens, está a ser substituída por uma barra de resposta mais tradicional e permanentemente visível.
A antiga (e algo controversa) "janela de resposta rápida"
Recorda-se daquela janela que surgia na parte inferior do ecrã, permitindo escrever uma resposta enquanto ainda consultava o email original? Lançada em grande escala para Android em agosto de 2024, a Google descreveu-a como ideal para "respostas rápidas e diretas". A ideia era aproximar a experiência de email à das apps de mensagens.
No entanto, esta funcionalidade acabou por ser removida para os utilizadores do Google Workspace devido a problemas de "desempenho e qualidade". Curiosamente, manteve-se ativa para as contas pessoais. É de notar que os utilizadores que testavam funcionalidades de Inteligência Artificial no Workspace Labs também não chegaram a receber esta interface.
O que muda com a nova barra de resposta?
Agora, essa janela de resposta rápida parece estar a desaparecer para todos. No seu lugar, surge uma barra de ferramentas fixa na parte inferior do ecrã. Esta nova barra contém as opções que já conhecíamos e que antes só apareciam se deslizássemos até ao final de um email: Responder, Responder a todos, Reencaminhar e as reações com emojis.
A grande diferença é que esta barra permanece visível enquanto lê ou faz scroll pelo email, garantindo que as opções de resposta estão sempre à mão. Embora isto signifique uma ligeira redução do espaço útil no ecrã, o impacto não parece ser drástico. Para quem utiliza a barra inferior para o Chat e/ou Meet, a nova barra de resposta do Gmail irá empilhar-se por cima desta, embora a navegação inferior desapareça ao fazer scroll.
Já a chegar a alguns utilizadores
Esta nova barra de resposta fixa ainda não foi implementada para todos, mas já começou a surgir em vários dispositivos e contas com a versão 2025.05.04.x do Gmail para Android. Assim, se é utilizador da aplicação, fique atento a esta mudança nas próximas atualizações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!