1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

windows 11

Após mais de uma década sem alterações significativas, a Microsoft prepara-se finalmente para modernizar um dos elementos mais reconhecíveis e antigos do seu sistema operativo: a janela de operação de ficheiros. As mais recentes versões de teste do Windows 11 revelam um novo design, que inclui o tão aguardado modo escuro e uma nova paleta de cores.

A interface atual, com o seu gráfico de progresso, foi introduzida no longínquo Windows 8, em 2012. Treze anos depois, está finalmente a receber uma atualização para se alinhar com a linguagem de design do Windows 11, resolvendo uma das queixas mais antigas dos utilizadores sobre a inconsistência visual do sistema.

Um visual renovado para maior consistência

As novidades foram partilhadas pelo utilizador @phantomofearth na rede social X, que revelou as mudanças presentes nas versões de teste para os canais Dev e Beta do programa Windows Insider. A alteração mais visível é o abandono do icónico verde na barra de progresso, que foi substituído por um tom de azul para corresponder à paleta de cores padrão do Windows 11.

janela de copiar ficheiros em modo escuro

Esta pequena alteração visual contribui para uma experiência mais coesa, eliminando um elemento que destoava claramente do resto da interface moderna do sistema operativo.

Modo escuro a caminho, mas com arestas por limar

A grande novidade é, sem dúvida, a implementação de um modo escuro. Os utilizadores que preferem temas escuros deixarão de ser surpreendidos pelo "flashbang" de uma janela de cópia totalmente branca. Esta mudança junta-se a outras áreas do sistema, como as propriedades dos ficheiros, que também estão a ser atualizadas.

No entanto, o trabalho ainda está em progresso. Como se pode ver nas imagens partilhadas, a barra de progresso no modo compacto ainda exibe o antigo tom verde. Além disso, a nova cor azul da barra não se adapta à cor de destaque escolhida pelo utilizador no sistema. De momento, não é claro se a Microsoft planeia implementar esta capacidade de personalização ou se manterá o azul como cor padrão.

É de esperar que mais melhorias cheguem em futuras builds de teste, à medida que a Microsoft prepara a funcionalidade para o seu lançamento público. É um passo positivo ver a empresa a resolver finalmente as inconsistências do modo escuro, uma queixa antiga da comunidade. Curiosamente, enquanto a mudança de temas de forma agendada continua ausente do sistema, esta falha será em breve colmatada através de uma futura atualização da ferramenta PowerToys.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech