1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Processador Exynos da Samsung

 

Novos rumores, que ecoam especulações anteriores, sugerem uma mudança significativa no coração do próximo Samsung Galaxy Z Flip 7. Fontes ligadas ao portal SamMobile indicam que o futuro telemóvel dobrável da marca sul-coreana poderá ser o primeiro a integrar o chip Exynos 2500, pelo menos em determinados mercados. Embora o desempenho exato desta nova plataforma permaneça uma incógnita, a sua adoção poderia traduzir-se em vantagens de custo para a Samsung, além de reforçar o seu poder negocial junto da Qualcomm.

 

Durante meses, a incerteza pairou sobre qual seria o processador escolhido para o Galaxy Z Flip 7. Enquanto alguns rumores apontavam para o Snapdragon 8 Elite, outros já mencionavam o Exynos 2500, cuja existência foi confirmada pela Samsung no ano passado. Agora, informações provenientes de fontes da indústria, consultadas pelo SamMobile, parecem clarificar o panorama: a Samsung terá optado pelo Exynos 2500, reservando o chip da Qualcomm para um número limitado de países, entre os quais se contam o Canadá, a China e os Estados Unidos.

 

O Coração do Z Flip 7: Exynos 2500 em Detalhe?

 

Apesar de não existirem detalhes oficiais sobre as especificações do Exynos 2500, os rumores anteriores já levantaram o véu sobre o que esperar. Acredita-se que o processador (com o número de modelo S5E9955) conte com uma CPU de dez núcleos, organizada numa configuração invulgar de 1 + 2 + 3 + 2 (e não 1+2+5+2 como algumas fontes parecem ter typo, sendo o mais provável 1x Cortex-X925 de performance máxima a 3,3 GHz, 2x Cortex-A725 de alto desempenho a 2,75 GHz, mais 3x Cortex-A725 a uns mais modestos 2,36 GHz e, finalmente, 2x Cortex-A520 de elevada eficiência a 1,8 GHz).

 

Adicionalmente, o chip poderá incluir 16 MB de cache L3, uma unidade gráfica (GPU) Xclipse 950, baseada na arquitetura RDNA 3.5 da AMD, e ser fabricado com o processo de 3 nanómetros de segunda geração da própria Samsung. Alguns benchmarks que surgiram online sugerem que esta solução poderá oferecer um desempenho até 30% superior ao do Exynos 2400 em certas tarefas.

 

A Estratégia da Samsung: Custos e Poder de Negociação

 

A confirmarem-se estes rumores, a aposta no Exynos 2500 para o Galaxy Z Flip 7 teria como principal objetivo a redução de custos de produção para a Samsung. Simultaneamente, esta decisão poderia conferir à gigante sul-coreana uma maior margem de manobra nas negociações com a Qualcomm, potencialmente mitigando os aumentos de preço antecipados para a próxima geração do Snapdragon 8 Elite. Resta saber se o Exynos 2500 conseguirá rivalizar em termos de performance com a proposta da Qualcomm.

 

Lançamento Previsto para Julho

 

Independentemente do processador escolhido, a expectativa em torno do Samsung Galaxy Z Flip 7 continua a crescer. Alegadamente, o dispositivo já terá entrado na fase de produção e o seu anúncio oficial poderá ocorrer já em julho, sensivelmente um ano após a apresentação do Galaxy Z Flip 6. Nos próximos meses, é provável que mais informações e detalhes sobre este aguardado lançamento venham a público.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech