A funcionalidade "rato" dos novos Joy-Con da Switch 2 poderá ter concorrência mais tradicional do que se esperava. Pelo menos um dos títulos de lançamento para a nova consola da Nintendo vai incluir suporte para ratos USB convencionais. Falamos de Nobunaga's Ambition: Awakening CE, que permitirá aos jogadores ligar o seu periférico de eleição para uma experiência de jogo mais clássica.
Segundo a produtora Koei Tecmo, o rato funcionará "sem falhas" com o seu título.
Nobunaga's Ambition: Awakening CE abre as portas ao rato USB
O jogo Nobunaga's Ambition permitirá que os jogadores alternem dinamicamente entre os comandos Joy-Con e um rato USB. "Assim que ligar o rato USB, surgirá uma mensagem no canto superior esquerdo a indicar que o rato está ligado", explicou Michi Ryu da Koei Tecmo num vídeo (traduzido do japonês). "Quando o rato USB está ligado, este tem prioridade sobre o Joy-Con 2. Como podem ver, é possível alternar instantaneamente. É muito fluído."
Esta notícia certamente agradará aos jogadores que preferem a precisão de um rato para determinados géneros de jogos, como estratégia, um género ao qual Nobunaga's Ambition pertence.
Mais opções para os jogadores: e outros títulos como Civilization VII?
A confirmação do suporte para rato USB em Nobunaga's Ambition: Awakening CE levanta a questão sobre que outros jogos da Switch 2 poderão seguir o exemplo. Civilization VII, outro título de lançamento muito aguardado e que tradicionalmente beneficia bastante da utilização de um rato, surge imediatamente como um candidato natural. Contactámos a 2K Games sobre esta possibilidade e atualizaremos este artigo assim que obtivermos uma resposta.
É importante referir que a própria Nintendo parece ter investido na funcionalidade de "rato" dos novos Joy-Con da Switch 2. Ainda assim, ter mais opções é sempre positivo, e para muitos, um rato físico dedicado será difícil de superar em termos de conforto e precisão.
Um regresso bem-vindo? O suporte de rato na Switch original
Apesar de não ser uma funcionalidade amplamente divulgada, a Nintendo Switch original também oferecia suporte para ratos USB em contextos limitados. Um exemplo notável é a ferramenta de programação visual da Nintendo, Game Builder Garage, que permitia a sua utilização. Contudo, o facto de já existirem jogos a anunciar suporte para esta funcionalidade na Switch 2, e a própria existência de uma função de "rato" nos Joy-Con 2, sugere que a sua relevância poderá ser significativamente maior na nova consola.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!