1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo do WhatsApp em fundo verde escuro

 

Um simples emoji de "olhos" publicado na conta oficial do WhatsApp no X (antigo Twitter) foi suficiente para incendiar as redes sociais e reacender a esperança de muitos utilizadores: estará uma versão oficial do WhatsApp para iPad prestes a ser lançada? Apesar do entusiasmo, ainda é cedo para confirmar um lançamento imediato da aplicação de mensagens detida pela Meta.

 

A longa espera e os sinais anteriores

A verdade é que uma versão do WhatsApp para o tablet da Apple tem estado em testes na plataforma TestFlight da própria Apple há quase dois anos. Embora o programa de testes beta já não aceite novos participantes, o link de acesso tem circulado em diversas plataformas sociais, como o Reddit, alimentando a expectativa.

 

A ausência de uma aplicação dedicada ao iPad é ainda mais notória se considerarmos que o WhatsApp já disponibiliza uma aplicação nativa para computadores Mac equipados com processadores ARM. Recorde-se que a Apple iniciou a transição dos processadores Intel para os seus próprios chips em 2020, e o WhatsApp acompanhou essa mudança nos seus portáteis e desktops.

 

O iPad: um mercado demasiado grande para ignorar?

 

O iPad é, por si só, o grande representante da Apple no segmento dos tablets, competindo diretamente com uma miríade de dispositivos Android de diversas marcas. Dados da StatCounter indicam que a Apple detém quase metade da quota de mercado global de tablets, um número que dificilmente passará despercebido à Meta.

 

Este "teaser" do WhatsApp surge pouco tempo depois de surgirem relatos sobre o desenvolvimento de uma aplicação nativa do Instagram para iPad. Adam Mosseri, CEO do Instagram, havia justificado anteriormente a inexistência de tal aplicação com uma base de utilizadores que não seria suficientemente grande para o justificar. Parece que a maré pode estar a mudar.

 

A Meta e o iPad: uma mudança de estratégia?

 

No caso do WhatsApp, a plataforma de mensagens instantâneas começou com um foco exclusivo num único dispositivo, associando as contas dos utilizadores aos seus números de telemóvel. Só nos últimos anos é que o WhatsApp introduziu funcionalidades como o suporte multi-dispositivo, a associação de dispositivos secundários e a capacidade de transferir conversas entre diferentes plataformas. É também possível associar um endereço de email à conta WhatsApp para autenticação de dois fatores e re-registo.

 

Com todas estas evoluções, a Meta tem agora mais incentivos do que nunca para levar as suas populares aplicações sociais ao iPad.

 

A concorrência já lá está (e o WhatsApp Web como recurso)

 

A rival Snapchat, por exemplo, lançou uma aplicação nativa para iPad em 2024, quase 13 anos após a sua chegada ao iPhone. Enquanto uma aplicação dedicada do WhatsApp para iPad não se materializa, os utilizadores podem continuar a aceder ao serviço de mensagens no tablet da Apple através do WhatsApp Web, utilizando um navegador de internet.

 

Resta agora aguardar por um anúncio oficial para confirmar se o emoji enigmático significa, de facto, o fim de uma longa espera para os utilizadores de iPad.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech