1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Firefox logo

 

A Mozilla continua a trabalhar arduamente no seu popular navegador, e depois do recente lançamento do Firefox 139, que introduziu papéis de parede personalizados e pré-visualizações de links, chega agora a vez do Firefox 140 entrar em fase Beta. Esta nova versão de teste traz consigo algumas novidades interessantes, conforme detalhado nas suas notas de lançamento.

 

A grande novidade: Motores de busca à sua medida

 

Uma das funcionalidades que promete agradar a muitos utilizadores no Firefox 140 Beta é a capacidade de adicionar motores de busca personalizados. Se é fã de motores de busca mais pequenos ou específicos, como o Ecosia, esta novidade será certamente bem-vinda.

 

Para adicionar um motor de busca personalizado nesta versão, o processo é simples: basta clicar com o botão direito do rato num campo de pesquisa de um site compatível e selecionar a opção "Adicionar Motor de Busca". Em alternativa, pode configurar manualmente através das Definições > Pesquisa > Adicionar (localizado abaixo da tabela de atalhos de pesquisa), onde poderá inserir o URL de pesquisa desejado.

 

Mais controlo sobre a interface: Adeus ao botão de extensões?

 

Outra alteração na nova versão Beta é a opção de remover o botão de Extensões do Firefox da barra de ferramentas. Para quem prefere uma interface mais limpa, esta é uma boa notícia. Mesmo que esconda o botão, continuará a poder aceder ao painel de extensões a qualquer momento através do menu do Firefox, clicando no item de menu "Extensões".

 

Pequenos ajustes, grandes melhorias?

 

As notas de lançamento mencionam também outras melhorias, talvez menos vistosas, mas ainda assim úteis:

 

  • Separadores Verticais Otimizados: Para quem utiliza separadores na vertical, será possível manter mais separadores afixados visíveis, graças à capacidade de arrastar o divisor para redimensionar a secção de separadores afixados.
  • Firefox para Android: A versão para o sistema operativo móvel da Google recebe uma opção "Selecionar Tudo" para os marcadores, facilitando a gestão dos seus sites favoritos.

 

Liberte recursos com o "Unload Tab"

 

Finalmente, uma funcionalidade que poderá ser uma bênção para quem se preocupa com os recursos consumidos pelo navegador. O Firefox 140 Beta introduz a opção de "descarregar" separadores. Ao clicar com o botão direito num separador e escolher "Descarregar Separador" (ou "Unload Tab" na versão original), o Firefox irá libertar os recursos que esse separador estava a consumir. Se tem separadores mais pesados a tornar o seu computador mais lento, esta funcionalidade pode ajudar a recuperar a velocidade.

 

Como experimentar o Firefox 140 Beta

 

Se ficou curioso e quer experimentar estas novidades em primeira mão, pode descarregar o Firefox 140 Beta diretamente do site da Mozilla. Para tal, basta aceder a esta página no site do Firefox e procurar a versão Beta.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech