1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


Recentemente surgiram relatos de um programa espião, apelidado de Carrier IQ, que estaria a ser instalado em diversos telemóveis de marcas conceituadas mundialmente.


De entre uma longa lista de fabricantes e operadoras surge a “Vodafone Portugal”. No entanto, numa entrevista da rádio Renascença, a empresa desmente esta afirmação, referindo que “A Vodafone Portugal não utiliza este 'software' na sua rede de telecomunicações, nem pensa vir a utilizá-lo”, sublinhando ainda que “À semelhança da Vodafone Portugal, nenhuma operação do grupo Vodafone faz uso deste 'software'”.

No entanto, segundo o site "Techradar", a Vodafone Portugal terá assinado um acordo com a empresa Carrier IQ durante o ano de 2009.


O Carrir IQ é um software invisível para o utilizador, instalado em milhares de smartphones por todo o mundo, sendo que tem como principal objectivo espiar a actividade dos utilizadores sem o seu consentimento.


Nos EUA este tema chegou mesmo ao congresso e, pela Internet, diversos sites dedicados ao tema afirmam possíveis listas de fabricantes e operadoras que estariam a distribuir o software.

KinyuOne

Mensagem Sex 2 Dez 2011 - 21:18 por KinyuOne

Não tenho smartphone. It's all good xD

Li ainda pouco uma frase do Wikileaks:

"Quem é que aqui tem um iPhone? E quem é que tem um Blackberry? E quem é que usa o Gmail? Bom, vocês estão todos tramados. A verdade é que os fornecedores de tecnologias de espionagem estão a vender, para vários países do mundo, sistemas de vigilância especializados nesses produtos".





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech