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Godot com suporte a Apple Vision Pro

 

Os programadores que utilizam o motor de jogo Godot terão em breve a capacidade de criar experiências para o Apple Vision Pro. O suporte para o visionOS está atualmente em fase de testes ativos, um desenvolvimento que contou com o apoio direto de elementos da equipa da Apple.

 

O Godot, um motor de jogo gratuito e de código aberto, captou a atenção da gigante de Cupertino em abril. Um pedido amigável da Apple para auxiliar na integração do suporte ao visionOS no motor de jogo deu frutos pouco mais de um mês depois, com a funcionalidade já em fase beta.

 

Esta segunda-feira, Thaddeus Crews, coordenador de lançamentos do Godot, publicou no blog oficial do motor de jogo sobre a quinta beta para programadores do Godot 4.5, a próxima grande atualização do motor. Com o congelamento de novas funcionalidades para esta versão no horizonte, o artigo destaca algumas das novidades mais importantes, encabeçadas pela inclusão do suporte nativo ao visionOS. Crews salienta que esta alteração torna o visionOS a primeira plataforma com integração oficialmente suportada pelo motor em aproximadamente uma década.

 

É referido ainda que, embora o Godot já tenha experiência com plataformas de Realidade Mista (XR), estas são distintas e necessitam de ser tratadas individualmente. Com os utilizadores do visionOS a demonstrarem, aparentemente, um forte interesse em usar o Godot para criar conteúdo XR, sugere-se que o sistema operativo da Apple poderá ter um papel de destaque numa futura "game jam" focada em XR.

 

Uma colaboração creditada a um engenheiro da Apple

 

O mérito pela implementação do suporte ao visionOS é atribuído a Ricardo Sanchez-Saez, marcando a sua primeira contribuição para o motor Godot. Este feito é particularmente notável para Crews, uma vez que as funcionalidades de destaque geralmente surgem de contribuidores de longa data, profundamente familiarizados com a arquitetura do motor.

 

Apesar de Sanchez-Saez ser um estreante nas contribuições para o Godot, Crews esclarece que ele faz parte da equipa de engenharia do visionOS na própria Apple. O pull request original de Sanchez-Saez revelava o entusiasmo da Apple em trabalhar na adição do suporte ao visionOS. Foi feito um esforço para seguir os padrões de código do Godot e manter o elevado nível de qualidade característico da Apple.

 

Na altura, a equipa, através de Sanchez-Saez, já tinha desenvolvido formas de compilar e ligar ficheiros Swift com o Godot, e criado uma versão funcional de um plugin de Realidade Virtual (VR) do visionOS para o motor. A intenção era adicionar suporte completo ao visionOS como plataforma, reutilizando código do suporte já existente para iOS.

 

Apple a incentivar o desenvolvimento de jogos

 

A Apple tem vindo gradualmente a intensificar os seus esforços para ajudar os programadores a criar jogos para as suas plataformas. Exemplo disso é o Game Porting Toolkit, que auxilia os programadores a visualizar o desempenho potencial dos seus jogos em hardware Mac antes de se dedicarem totalmente ao processo de adaptação.

 

A contribuição direta da Apple para o suporte do visionOS no Godot é uma jogada invulgar no setor dos videojogos, mas que faz todo o sentido. Enquanto motores como o Unity e o Unreal Engine são projetos comerciais bem financiados e com equipas de desenvolvimento dedicadas, o Godot, sendo gratuito e de código aberto, depende de contribuições de voluntários. Ao recorrer à experiência da equipa do visionOS, o suporte foi implementado rapidamente por engenheiros da Apple, em contraste com o período de desenvolvimento mais longo que seria esperado de contribuidores não remunerados.

 

Para a Apple, a adição do suporte ao visionOS no Godot oferece aos programadores independentes uma via para trazerem os jogos 3D criados neste motor para o Apple Vision Pro. Embora o Godot possa ser um motor menos utilizado, tendo sido empregue em títulos indie como Buckshot Roulette e Cassette Beasts, o apoio da Apple poderá conferir-lhe uma posição mais equitativa no panorama da Realidade Virtual e Aumentada face aos seus rivais mais bem financiados.

 

A quinta beta para programadores do Godot 4.5 já está disponível para transferência. Ainda não existe uma data definida para a saída da fase beta.




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