A Google decidiu arrumar a casa e simplificar a forma como apresenta a sua inteligência artificial. Se é utilizador da aplicação Gemini, prepare-se para uma mudança subtil mas significativa: as designações "Gemini Pro" e "Gemini Ultra" estão a ser abandonadas na interface da aplicação, num esforço para unificar a marca.
Esta alteração, que começou a ser delineada na conferência I/O 2025, visa criar uma experiência mais coesa para o utilizador. O objetivo é que exista apenas um "Gemini", com diferentes níveis de acesso e funcionalidades.
Uma marca unificada para a IA da Google
No mês passado, a Google já tinha eliminado a marca "Gemini Advanced", sinalizando a intenção de não querer fragmentar a sua oferta de IA com diferentes nomes. A estratégia é clara: em vez de várias versões do Gemini, existe a aplicação "Gemini" e depois os patamares de subscrição (gratuito, Pro e Ultra) que se alinham com a oferta mais vasta da Google AI.
Esta filosofia reflete que a inteligência artificial da Google vai muito para além da aplicação de conversação. A versão web, em gemini.google.com, já tinha adotado esta simplicidade, mas as aplicações móveis seguiam um caminho diferente, até agora.
O que muda na aplicação Gemini?
Até há pouco tempo, os subscritores viam no topo da aplicação em Android e iOS as designações "Gemini Pro" ou "Gemini Ultra". A partir de agora, essa indicação desaparece. No seu lugar, surgirá apenas o nome "Gemini".
Para verificar o estado da sua subscrição, o utilizador terá de tocar no menu da sua conta. Aí encontrará a informação relevante, como por exemplo "Gerir subscrição — Pro", que o encaminhará para as definições da sua conta Google One na web. Curiosamente, parece que a Google esteve prestes a avançar com a designação "Gemini Pro" de forma mais permanente, mas mudou de ideias pouco antes do seu grande evento anual.
NotebookLM também segue a nova estratégia
Esta onda de simplificação não se fica pelo Gemini. Outra ferramenta de IA da Google, o NotebookLM, também está a ser alvo de um reajuste de marca. A designação "NotebookLM Plus" deixa de existir. A plataforma passará a ser conhecida apenas como "NotebookLM", indicando o nível de subscrição do utilizador ("Pro" ou "Ultra") de uma forma mais discreta na interface.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!