
Com o suporte para o Windows 10 a terminar em menos de três meses, milhões de utilizadores terão de atualizar os seus computadores antigos que não são compatíveis com o Windows 11. Para facilitar esta transição, a Microsoft está a desenvolver uma nova ferramenta capaz de transferir não só as definições, mas também os ficheiros de um computador antigo para um novo. A empresa explicou o funcionamento desta nova experiência num documento de suporte recentemente publicado.
Uma transferência simplificada pela rede local
A nova funcionalidade de backup utiliza a rede local para conectar dois dispositivos e transferir todos os seus ficheiros, configurações e preferências. No computador antigo, basta iniciar a aplicação Windows Backup, selecionar a opção para transferir informações para um novo PC e seguir as instruções no ecrã para emparelhar os dois dispositivos através de um código especial.
De seguida, o Windows 11 irá perguntar que pastas deseja mover. É possível escolher qualquer pasta de utilizador e até unidades inteiras, sendo apenas necessário garantir que as unidades encriptadas com BitLocker estão desencriptadas. Após a seleção, basta clicar em "Iniciar transferência" e o Windows 11 tratará de mover os ficheiros de um PC para o outro através da rede.
Quando o processo terminar, o Windows exibirá um resumo de tudo o que foi movido para o novo computador. A partir daí, poderá concluir a configuração inicial como habitualmente, já com todos os seus ficheiros importantes prontos a utilizar.
O que fica para trás na transferência?
No documento de suporte, a Microsoft esclarece que a experiência de backup não consegue transferir os seguintes itens:
Ficheiros e pastas de sistema como Program Files, Program Data, Temp, etc.
O OneDrive. Terá de configurar o OneDrive separadamente no novo PC.
Aplicações instaladas.
Credenciais e palavras-passe.
Dados em unidades encriptadas com BitLocker (é preciso desencriptá-las primeiro).
Disponibilidade e limitações a ter em conta
A nova experiência de transferência de ficheiros está, para já, disponível para os participantes no programa Windows Insiders e deverá chegar em breve a todos os utilizadores. Para a experimentar, o seu PC antigo deve ter o Windows 10 ou 11 (com as atualizações cumulativas mais recentes) e o novo PC deve correr o Windows 11 versão 24H2 ou mais recente.
De notar que, de momento, os computadores baseados em ARM não são suportados. Portanto, se planeia comprar um Surface Laptop 7 ou outro PC Copilot+ com processador ARM, terá de se preparar para mover os ficheiros manualmente até que a Microsoft corrija esta lamentável omissão.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!