A Microsoft lançou uma nova build de pré-visualização do Windows 10 para os membros do programa Insider que se encontram no canal Release Preview. A build 19045.6029 traz um conjunto de melhorias e correções, com o principal destaque a recair sobre novas opções para a escolha de aplicações predefinidas no Espaço Económico Europeu (EEE).
Mudar de browser na Europa ficou mais fácil
A pensar nos utilizadores europeus, a Microsoft introduziu pequenas, mas significativas, alterações no que toca à definição do browser predefinido através do menu Definições > Aplicações > Aplicações predefinidas. Quando um utilizador escolher um novo navegador, este passará a gerir mais tipos de ficheiros e links automaticamente, caso o browser assim o permita.
Adicionalmente, o novo browser será afixado na Barra de Tarefas e no Menu Iniciar, a não ser que o utilizador desmarque essa opção durante o processo. Foi também adicionado um botão dedicado que permite, com um só clique, definir o browser como a aplicação padrão para abrir ficheiros PDF, simplificando uma tarefa que antes exigia mais passos.
Outras correções e melhorias importantes
Para além das novidades focadas na Europa, esta atualização aborda vários problemas técnicos. Foi corrigido um erro que impedia a ativação remota de objetos COM (Component Object Model), que resultava no código de erro 0x8001011. A ferramenta de linha de comandos curl
também foi atualizada para a sua versão 8.13.0.
Foram ainda resolvidos problemas que faziam com que as "jump lists" (listas de atalhos para ações rápidas) desaparecessem do Menu Iniciar e, em alguns casos, que o próprio menu não arrancasse corretamente após a instalação de uma atualização.
Todas as novidades da build 19045.6029
A lista de melhorias continua, com a Microsoft a resolver um leque variado de problemas para aumentar a estabilidade do sistema operativo. As principais correções incluem:
- Atualização dos perfis COSA (Country and Operator Settings Asset).
- Correção de um problema que afetava o registo de dispositivos no plugin Entra ID Windows Account Manager (WAM).
- Resolução de uma falha na remoção completa de pacotes de idiomas não utilizados, que consumia espaço de armazenamento desnecessário.
- Solução para problemas de digitalização em impressoras multifunções ligadas por USB.
- Correção de um erro que mostrava a versão 2009 em vez de 22H2 nas informações do sistema, em Definições.
- Resolução de um problema que podia causar um ecrã azul em dispositivos Kiosk.
- Correção de uma falha que podia levar o sistema a bloquear em certas operações sobre partilhas de ficheiros SMB.
A lista completa e detalhada de todas as alterações pode ser consultada na publicação oficial no blogue do Windows Insider.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!