
A Microsoft lançou uma nova compilação de testes do Windows 11 para os utilizadores inscritos no Canal Canary. A build 27959, embora focada principalmente na correção de erros, introduz algumas novidades interessantes que prometem melhorar a experiência de utilização, incluindo uma opção de personalização muito pedida e novos atalhos de teclado.
De acordo com a publicação no blog oficial da Microsoft, estas são as principais novidades que chegam aos Insiders.
Mais controlo sobre a interface do sistema
Uma das alterações mais aguardadas pelos utilizadores é a capacidade de alterar a posição dos indicadores de hardware. Sabe aqueles avisos que aparecem no ecrã quando ajusta o volume, o brilho ou ativa o modo de avião? Agora, já não estão presos à parte inferior do ecrã.
Com esta nova build, é possível movê-los para o canto superior esquerdo ou para o centro da parte superior do ecrã. A nova opção pode ser encontrada em Definições > Sistema > Notificações, no menu suspenso "Posição do pop-up no ecrã".
Novos atalhos e melhorias na partilha
A pensar na produtividade, a Microsoft introduziu dois novos atalhos de teclado para quem precisa de usar travessões com frequência. Ao pressionar WIN + - (hífen), será inserido um meio-travessão (–), enquanto WIN + Shift + - insere um travessão (—).
A janela de partilha do Windows 11 também foi melhorada, permitindo agora afixar as suas aplicações favoritas para um acesso mais rápido. Além disso, mais caixas de diálogo do sistema foram atualizadas para corresponderem ao visual moderno do sistema operativo.
Correções importantes, mas um novo problema surge
Como é habitual nas compilações de teste, esta versão traz uma longa lista de correções. Entre as mais relevantes estão a resolução de um problema que causava ecrãs verdes em computadores com processadores Arm64, melhorias de desempenho no Explorador de Ficheiros e a correção de um bug que dessincronizava o ícone da bateria.
Foram também resolvidos problemas no Menu Iniciar, na apresentação de conteúdos em ecrã inteiro e falhas no Voice Access e na configuração do PIN do Windows Hello em dispositivos empresariais.
No entanto, nem tudo são boas notícias. A Microsoft está a investigar um novo problema reportado pelos Insiders, onde as funções de suspensão e encerramento do sistema não estão a funcionar corretamente após a instalação das últimas builds do Canal Canary.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!