A Microsoft reconheceu uma nova falha que está a afetar a versão clássica do cliente de email Outlook, provocando o encerramento inesperado do programa sempre que um utilizador tenta abrir ou criar uma nova mensagem de correio eletrónico. Se tem sido vítima deste problema frustrante, saiba que não está sozinho e já existe uma solução temporária.
O erro afeta especificamente os utilizadores do Microsoft 365 no Canal Empresarial Mensal (Monthly Enterprise Channel) que instalaram as atualizações mais recentes, a partir da Versão 2504 (Build 18730.20122). Segundo a Microsoft, o problema ocorre porque "o Outlook não consegue abrir a Biblioteca de Formulários", uma falha que parece ser mais proeminente em infraestruturas de ambiente de trabalho virtual (VDI).
Num documento de suporte, a equipa do Outlook confirma que o problema já foi escalado para investigação e que serão partilhadas novidades assim que possível. Até que uma correção definitiva seja lançada, a gigante de Redmond recomenda uma solução manual.
Como resolver o problema do Outlook passo a passo
Felizmente, a solução temporária é bastante simples de aplicar e passa por criar manualmente uma pasta que está em falta no sistema. Para tal, basta seguir estes passos:
- Feche completamente o Outlook e quaisquer outras aplicações do Office.
- Pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa "Executar". Em alternativa, clique em Iniciar > Executar.
- Na caixa de texto, insira o caminho
%localappdata%\Microsoft
e clique em OK. - Será aberta uma janela do Explorador de Ficheiros. No menu superior, selecione Novo > Pasta.
- Atribua o nome
FORMS2
à nova pasta.
Depois de criar a pasta, pode reiniciar o Outlook e o problema deverá estar resolvido.
Microsoft investiga outros problemas recentes no Outlook
Este não é o único contratempo que a Microsoft enfrenta com o seu popular cliente de email. A empresa está também a investigar uma outra falha, que afeta a versão 2505 (Build 18827.20128), na qual as pastas da caixa de correio piscam e movem-se de forma errática quando se arrastam itens para elas. A solução temporária para este caso passa por desativar a cache de pastas partilhadas, embora isso possa levar a quebras de desempenho.
Recorde-se que, ainda na semana passada, a empresa corrigiu um erro que provocava o crash do Outlook LTSC 2019 ao abrir emails do Viva Engage, Yammer ou Power Automate. No início do ano, também já tinha sido necessária uma correção para falhas semelhantes no arranque do programa em sistemas Windows Server.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!