Se nas últimas semanas tem enfrentado encerramentos inesperados do cliente clássico do Outlook sempre que tenta abrir um email ou escrever uma nova mensagem, saiba que não está sozinho. A Microsoft identificou uma falha que afetava utilizadores de todas as edições do Microsoft 365 Office que atualizaram o software no início deste mês, e a boa notícia é que a correção já está a ser distribuída.
Uma falha na "biblioteca de formulários"
O problema, que se tornou particularmente notório em ambientes de trabalho virtuais (VDI), ocorria porque o Outlook não conseguia aceder à sua "Forms Library". Segundo a equipa do Outlook, esta falha de acesso resultava no encerramento imediato da aplicação.
Numa nota publicada na sua página de suporte oficial, a empresa confirmou o problema e já começou a implementar as devidas correções.
Atualizações disponíveis e a caminho
A Microsoft agiu rapidamente e, no início desta semana, já tinha lançado versões corrigidas para vários dos seus canais de distribuição. As atualizações já estão disponíveis para utilizadores nos seguintes canais e versões:
Current Channel Preview
Monthly Enterprise Channel
Semi-Annual Enterprise Channel
Outlook 2021
Outlook 2024
Para os utilizadores de versões mais antigas, as soluções estão quase a chegar. A empresa agendou o lançamento de atualizações (não relacionadas com segurança) para o Outlook 2016 no dia 1 de julho e para o Outlook 2019 no dia 8 de julho.
Uma solução temporária para os mais apressados
Se ainda não recebeu a atualização ou não pode esperar pelas datas anunciadas, existe uma solução temporária que pode aplicar manualmente. A correção passa por criar a pasta FORMS2
, que está em falta, no diretório de dados da aplicação. Para tal, siga estes passos:
Feche completamente o Outlook e todas as outras aplicações do Office.
Pressione a tecla
Windows + R
para abrir a caixa "Executar", insira o caminho%localappdata%\Microsoft
e clique emOK
.Na janela do Explorador de Ficheiros que se abre, clique com o botão direito do rato, selecione
Novo
>Pasta
e dê-lhe o nomeFORMS2
.
Após criar a pasta, pode iniciar o Outlook novamente, e o problema deverá estar resolvido.
Microsoft em modo de "limpeza" no Outlook
Esta não foi a única falha a afetar o Outlook recentemente. A Microsoft também resolveu um problema que fazia com que as pastas da caixa de correio piscassem e mudassem de posição ao mover itens, um erro que afetava os utilizadores nos canais Current e Beta.
Nas últimas semanas, a gigante tecnológica também corrigiu uma falha que provocava o encerramento do Outlook LTSC 2019 ao abrir emails do Viva Engage, Yammer e Power Automate, e, no início do ano, solucionou problemas semelhantes que afetavam o Outlook em sistemas Windows Server.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!