A Adobe lançou esta semana o Project Indigo, uma nova e ambiciosa aplicação de câmara para iPhone que promete mudar as regras do jogo. A equipa por trás deste projeto inclui Marc Levoy e Florian Kainz, os engenheiros que popularizaram a fotografia computacional na Google e que foram instrumentais no sucesso da câmara dos smartphones Pixel. Agora, trazem a sua magia para o ecossistema da Apple.
Farto de fotos com um aspeto artificial?
A principal queixa de muitos utilizadores de smartphones é o processamento excessivo que as câmaras nativas aplicam às imagens, resultando em fotos com cores exageradas e uma nitidez artificial. O Project Indigo nasceu precisamente para combater este problema.
No anúncio oficial, Levoy e Kainz explicam que a aplicação foi desenhada para oferecer um visual mais natural, semelhante ao que se consegue com uma câmara SLR. Em vez de aplicar um mapeamento de tons e uma nitidez agressivos, a app opta por "um mapeamento de tons suave, um ligeiro aumento da saturação de cor e da nitidez". A dupla sublinha que, com base nas suas conversas com fotógrafos, o que se pretende não é um "processamento zero", mas sim um "aspeto mais natural".
O segredo está na fotografia computacional, mas com moderação
Para alcançar esta qualidade de imagem superior, o Project Indigo eleva a fasquia da fotografia computacional. A aplicação consegue combinar até 32 fotogramas, muito mais do que a maioria das apps concorrentes, para cada fotografia. Estes fotogramas são capturados com uma subexposição deliberada para preservar todos os detalhes nas altas-luzes. O resultado final é uma imagem com menos ruído, mais detalhe nas sombras e um aspeto geral mais autêntico.
Este processo robusto aplica-se tanto a ficheiros JPEG como a ficheiros RAW (DNG), garantindo que os fotógrafos mais exigentes têm a máxima flexibilidade na pós-edição sem sacrificar a qualidade inicial.
Controlos profissionais e a magia da IA
Além da sua abordagem única ao processamento de imagem, o Project Indigo oferece um conjunto completo de controlos manuais, permitindo ajustar todos os parâmetros da câmara. É a combinação perfeita entre o controlo profissional e "a mais alta qualidade de imagem que a fotografia computacional pode proporcionar".
Como seria de esperar de um produto da Adobe, a aplicação inclui também funcionalidades experimentais baseadas em Inteligência Artificial. Uma das mais impressionantes é a "Remover Reflexos", que utiliza IA para eliminar reflexos indesejados de superfícies como vidros, diretamente no momento da captura.
Disponibilidade
O Project Indigo já está disponível para descarregar gratuitamente na App Store. Para já, a aplicação é compatível com os modelos de iPhone 12 Pro e superiores, e com todos os modelos de iPhone 14 e mais recentes. A Adobe já confirmou que uma versão para Android está nos planos e será lançada no futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!