Desde que a Apple lançou as "Live Activities" com o iOS 16, os utilizadores de iPhone ganharam uma forma dinâmica de acompanhar informações em tempo real, como resultados desportivos ou o estado de uma entrega de comida, diretamente no ecrã de bloqueio. Quase dois anos depois, a Samsung seguiu o exemplo com a "Now Bar" no seu software One UI 7.0. Agora, tudo indica que a Google está finalmente a preparar a sua própria versão para os telemóveis Pixel.
Baseado em descobertas recentes, parece que a gigante da tecnologia está a desenvolver uma funcionalidade apelidada de "Gemini Space", que poderá fazer a sua estreia com o aguardado Pixel 10 no final deste ano.
As pistas escondidas no código do Android
Os indícios sobre esta nova funcionalidade foram descobertos numa análise ao código de uma recente versão beta do Android pela equipa do Android Authority. A primeira pista surgiu num ficheiro de sistema chamado "Ambient Data", que aponta para a exibição de "informação contextual" no ecrã sempre ligado (always-on display).
Curiosamente, este ficheiro foi encontrado tanto no firmware do futuro Pixel 9 Pro como no do atual Pixel 8 Pro, o que sugere que os donos de modelos mais antigos poderão não ser deixados para trás e também receberão a novidade. Embora o nome "Ambient Data" seja vago, a sua designação sugere uma forte ligação a informações que se adaptam ao contexto do utilizador.
Será este o fim do 'At a Glance' como o conhecemos?
A investigação aprofundou-se na aplicação Android System Intelligence, o motor por detrás do atual widget "At a Glance" dos Pixel, e encontrou ligações ainda mais diretas. Partes do código associam explicitamente o "Gemini Space" a novas capacidades do "At a Glance", como resumos financeiros e resultados desportivos, funcionalidades que já circulavam em rumores.
Isto alimenta uma forte teoria de que o "Gemini Space" poderá ser, na verdade, uma reformulação ou uma expansão significativa do já conhecido "At a Glance". Referências a um "Ambience Hub" também foram encontradas, o que poderia funcionar como um ecrã completo de resumos, de forma semelhante ao que a Samsung faz com o Now Brief, que complementa a sua Now Bar.
Embora o "At a Glance" já ofereça informações contextuais, a sua implementação atual é considerada limitada em comparação com as soluções da Apple e da Samsung. No ano passado, a Google chegou a testar a mudança de posição do widget para a parte inferior do ecrã de bloqueio, um design muito semelhante ao dos seus concorrentes. Se os relatos se confirmarem, o Gemini Space poderá finalmente dar aos utilizadores de Pixel as atualizações ricas e imediatas que os utilizadores de outras marcas já desfrutam há algum tempo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!