A terceira geração do Nio ES8, o SUV topo de gama da marca chinesa, foi revelada de uma forma pouco convencional. Antes de qualquer anúncio oficial, foi o próprio Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China a divulgar as primeiras imagens e especificações completas, num processo de homologação que, para infelicidade dos fabricantes e alegria dos entusiastas, expõe todos os detalhes dos futuros lançamentos.
As informações, noticiadas pelo CarNewsChina, confirmam que o novo ES8 (conhecido como EL8 na Europa) assenta na nova plataforma NT3, a mesma do imponente sedan ET9, e apresenta-se com um design renovado, maiores dimensões e um significativo reforço tecnológico e de potência.
Um "descuido" que revela um gigante totalmente novo
O novo Nio ES8 cresceu consideravelmente, assumindo proporções ainda mais imponentes. O comprimento aumentou em 181 mm, atingindo agora os 5280 mm, enquanto a largura é de 2010 mm e a altura de 1800 mm. A distância entre eixos também foi esticada para 3130 mm, prometendo um espaço interior ainda mais generoso, especialmente para os passageiros da terceira fila, com o modelo a manter as configurações de 6 e 7 lugares.
O design foi totalmente revisto, alinhando-se com a linguagem visual do sedan ET9, o que lhe confere uma aparência mais moderna e distinta face à geração anterior. O peso bruto do veículo fixa-se nos 2.630 kg.
Mais potente e rápido
O coração deste SUV elétrico também recebeu uma atualização de peso. Equipado com dois motores elétricos em configuração de tração integral (AWD), o novo ES8 debita uma potência combinada de 520 kW, o equivalente a uns impressionantes 697 cavalos. Este valor representa um aumento de 40 kW face ao modelo anterior.
O conjunto é composto por um motor frontal de 180 kW e uma nova e mais potente unidade traseira de 340 kW. Com esta configuração, a velocidade máxima anunciada é de 220 km/h, superando os 200 km/h da geração que substitui.
Tecnologia de ponta com um trio de lidars
Um dos avanços mais notáveis está no sistema de sensores para a condução autónoma. O novo ES8 passa a contar com três sensores Lidar: um posicionado acima do para-brisas, tal como no modelo anterior, e dois novos sensores adicionados em cada um dos lados do veículo. Este reforço tecnológico visa melhorar a perceção do ambiente em redor do carro, sendo crucial para as funcionalidades de assistência à condução mais avançadas.
Tal como é apanágio da Nio, o ES8 virá equipado com um sistema de baterias permutáveis (swappable), com química NMC (Níquel Manganês Cobalto). Fotografias-espia de maio de 2025 sugerem ainda a inclusão de uma bagageira frontal elétrica.
Contexto de mercado e o que esperar
Esta renovação profunda surge numa altura em que as vendas do atual ES8 na China têm vindo a decrescer. Em maio, foram vendidas apenas 292 unidades, uma quebra de 68,8% em relação ao ano anterior. A Nio aposta forte nesta nova geração para revitalizar o seu posicionamento no segmento dos SUV de luxo.
O preço da geração atual na China começa nos 498.000 yuan (cerca de 64.500 euros à taxa de câmbio atual) e vai até aos 598.000 yuan (aproximadamente 77.500 euros). É de esperar que os valores para a nova geração sejam semelhantes ou ligeiramente superiores, sendo que os preços na Europa serão, como habitualmente, mais elevados devido a impostos e custos de importação.
O lançamento oficial do novo Nio ES8 no mercado chinês está previsto para o terceiro trimestre de 2025. Entretanto, a Nio já confirmou planos para um novo SUV topo de gama, o ES9, que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2026.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!