1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Firewall do Windows 11

A Microsoft disponibilizou as mais recentes atualizações Patch Tuesday para o Windows 10 e Windows 11. Enquanto a versão para o sistema mais antigo se foca primariamente em correções de segurança, a atualização para o Windows 11 traz consigo várias melhorias e a resolução de um problema persistente na Firewall do Windows.

Um erro de registo que não era motivo de alarme

Há cerca de uma semana, a Microsoft tinha reconhecido uma falha na atualização de pré-visualização de junho de 2025 para o Windows 11 (KB5060829). Este problema resultava no registo de um evento de erro na Firewall do Windows com Segurança Avançada. Na altura, a empresa fez questão de sublinhar que os utilizadores não precisavam de se preocupar, pois o registo não indicava qualquer avaria real na firewall. Tratava-se apenas de um efeito secundário relacionado com uma funcionalidade futura que ainda não estava completamente desenvolvida.

Aos administradores de TI, a mensagem foi clara: não era necessária qualquer ação para resolver a questão, podendo o erro ser simplesmente ignorado ou filtrado no Visualizador de Eventos. O erro em questão era registado como Evento 2042 sempre que o dispositivo era reiniciado, com a descrição "Config Read Failed" e uma nota adicional a indicar que "Mais dados estão disponíveis".

Solução chega com a mais recente atualização

Com a chegada das atualizações Patch Tuesday de julho para o Windows 11, versão 24H2 (KB5062553), a Microsoft confirmou que este problema da Firewall do Windows está agora completamente resolvido. A entrada atualizada no dashboard do Windows Release Health não oferece muitos detalhes adicionais, mas incentiva os utilizadores a instalar a atualização mais recente para eliminar o registo de erro defeituoso.

Embora não fosse uma preocupação crítica para os utilizadores e administradores de sistemas, uma vez que não impactava as operações do sistema operativo, é positivo ver a eficiência da Microsoft a resolver a falha, que foi reconhecida oficialmente no dia 2 de julho e corrigida pouco tempo depois.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech