1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Computador com o logo do Windows 11

 

Após uma vaga de atualizações de configuração e recuperação para o Windows 11 no final de junho, a Microsoft confirmou hoje um novo problema que está a afetar alguns sistemas. A atualização em causa, a KB5060829 para a versão 24H2, está a gerar uma entrada de erro recorrente relacionada com o Firewall do Windows, mas a gigante tecnológica apressa-se a garantir que não há motivo para alarme.

 

Um erro que não é bem um erro

 

Administradores de TI e de sistemas podem ter notado uma nova entrada de erro no registo de segurança do sistema após a instalação da referida atualização. No Visualizador de Eventos, o sistema regista o evento com o ID 2042, rotulado como “Config Read Failed” (Falha na Leitura da Configuração), acompanhado da mensagem “More data is available” (Existem mais dados disponíveis) a cada reinício do dispositivo.

 

Apesar de ser classificado como um erro, a Microsoft esclarece que este registo não indica qualquer avaria no Firewall do Windows. Segundo a empresa, a funcionalidade de segurança continua a aplicar todas as regras e a filtrar o tráfego de rede normalmente, conforme esperado. A Microsoft assegura que "não há impacto nos processos do Windows associados a este evento" e que a entrada pode ser "ignorada com segurança".

 

A culpa é de uma funcionalidade futura e secreta

 

Curiosamente, a origem deste falso alarme reside numa funcionalidade que ainda nem sequer foi lançada. A Microsoft explica que "o evento está relacionado com uma funcionalidade que se encontra atualmente em desenvolvimento e não está totalmente implementada". No entanto, a empresa não forneceu, até ao momento, qualquer informação adicional sobre que novidade misteriosa será esta.

 

Para equipas de suporte e até para utilizadores mais atentos, que frequentemente confiam nos registos de erro para detetar problemas de configuração, este tipo de "ruído" inesperado pode desencadear alertas e investigações desnecessárias.

 

Como limpar os registos enquanto a correção não chega

 

Para os administradores que preferem manter os seus registos de eventos limpos e livres de falsos positivos, a Microsoft sugere uma solução temporária. É possível filtrar o evento 2042 diretamente no Visualizador de Eventos, criando uma vista personalizada que exclua este ID específico do registo de Segurança. Alternativamente, pode-se usar o parâmetro Get-WinEvent -FilterHashtable no PowerShell para o mesmo efeito.

 

A Microsoft já reconheceu o problema na sua página oficial do estado de saúde do Windows e confirmou que a equipa está a trabalhar numa correção, que será disponibilizada numa futura atualização. Contudo, não foi partilhada qualquer data prevista para o lançamento da solução definitiva.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech