1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

A páscoa está chegando e todos estão ansiosos para ganhar ovos de páscoa. No mundo dos softwares, jogos e internet, a expressão “ovos de páscoa” tem outra conotação.

Os chamados easter eggs (ovos da páscoa em inglês) são brincadeiras e surpresas escondidas dentro de páginas da web, jogos e programas. Muitas pessoas passam anos utilizando um mesmo software e não chegam a descobrir algum recurso quase praticamente invisível.

Esta relação se dá ao fato de ovos de páscoa sempre conterem surpresas dentro, sejam chocolates ou brinquedos. Aproveitando o ensejo, eu reuni para todos vocês, nossos leitores, uma série destes easter eggs para que sua páscoa (e a utilização de diversos aplicativos em geral) se torne mais divertida. Então vamos lá!

AVG

Abra a janela de seu AVG, clique em Help e selecione a opção Program Info. Irá aparecer a janela de informações do sistema do AVG. Clique no bloco Contact e pressione as teclas CTRL+ALT ao mesmo tempo e de um duplo clique na logo do programa. Assim, você poderá visualizar uma aba nova chamada Cridets, conseguindo visualizar a lista de desenvolvedores do antivírus.

Mozilla Firefox

A versão 3.0 do mais completo navegador da internet - Mozilla Firefox - veio recheada de novidades. Obviamente, não ficaram de fora desta atualização alguns easter eggs. O Baixaki descobriu alguns deles (os dois primeiros existentes também na versão 2 do navegador) e exibe-os com você agora, caros usuários.

Dois Firefox em um

Visualize um Firefox dentro de um Firefox. Parece estranho, mas é possível. Você deve digitar o endereço chrome://browser/content/browser.xul — sem as aspas. Ao carregar a página, já é possível visualizar o navegador dentro do Firefox.


Uma pía em um navegador

Existem vários Easter Eggs escondidos no Firefox, outro deles é criação de uma pia de cozinha. Para conseguir visualizar essa animação, é necessário instalar o complemento MR Tech Local Install. Depois de instalar o plugin você pode continuar. Digite na Barra de Endereço a expressão about:kitchensink. Uma pia vai aparecer, sendo possível brincar com a torneira, abrindo e fechando ela.


Veja o mascote do Firefox 3

Na barra de endereços, digite o comando about:robots e então você será levado para a página do mascote da última versão do programa. O título da página - Gort! Klaatu barada nikto! – é uma frase do filme O dia em que a Terra parou, em que seres extraterrestres planejam destruir nosso planeta.

Nesta tela são exibidas quatro frases diferentes, todas relacionadas a robôs. Elas também foram retiradas de outros marcos da ficção científica da cultura pop, como Eu, Robô (livro de Isaac Asimov adaptado para o cinema por Alex Proyas), Blade Runner (filme de Ridley Scott) e O guia do mochileiro das galáxias (livro de Douglas Adams levado para as telonas por Garth Jennings).

O Evangelho da Mozilla

Outra brincadeira no mínimo curiosa presente na terceira versão do navegador da raposa de fogo é uma “sátira” de evangelhos e escritos religiosos em geral. Se você digitar about:mozilla na barra de endereços do Firefox, será levado para uma página vermelha onde uma espécie de versículo bíblico estará escrito.

O texto parece fazer referência ao próprio Firefox (ah, sério?!), pois trata de um exército de seguidores de uma criatura renascida, que “sacrificaram lavouras com fogo, com a astúcia das raposas”. Neste versículo ainda são encontrados dois links: um nas palavras texto sagrado (que leva você até o Manifesto da Fundação Mozilla) e outro em contaram (cujo destino é a página do newsletter da comunidade do Projeto Mozilla).

µTorrent

Compartilhador de arquivos via torrent mais baixado no Baixaki e provavelmente o mais usado no mundo todo, o µTorrent não poderia deixar de possuir um easter egg. Aliás, aqui serão encontrados duas surpresas diferentes.

Música de videogame

Primeiramente, abra o µTorrent. Clique sobre a guia Ajuda e depois em Sobre µTorrent. Na janela de informações sobre o programa é que constam ambas as surpresas. A primeira dela é uma música bastante semelhante à músicas encontradas em videogames. Para ouvi-la, clique sobre o logo do programa.

Tetris

A outra brincadeira escondida no µTorrent é um dos mais clássicos jogos de minigame de todos os tempos: Tetris. Ainda na seção Sobre µTorrent do programa, pressione CTRL + T e então aquela pequena janelinha se transformará na mesa de jogo, onde você deverá organizar as peças para pontuar.

Winamp

Um dos mais usados e bem conceituados reprodutores de áudio do mundo, o Winamp também está repleto de surpresas escondidas que com certeza irão divertir muitos usuários quando não tiverem mais nada a fazer e decidirem sair fuçando em suas funcionalidades.

Peixe giratório

Para brincar com um peixe giratório, utilize o atalho CTRL + P para abrir a caixa de Preferências. Agora, vá até a seção Plugins, mais especificamente na subseção Entrada. Encontre o plugin Decodificador Nullsoft OGG Vorbis. Selecione-o e então clique no botão Sobre.

Será aberta uma nova janela com informações sobre este plugin. Nela há o ícone de um peixe. Clique sobre ele para que comece a girar. Quanto mais rápido você clicar, mais rápido ele irá se movimentar. Existe um marcador que indicará o número de rotações por minuto (RPM) do peixinho.

Snake no Winamp

Sabe aquele joguinho em que você guia uma cobra e sai comendo coisas pelo cenário, chamado Snake e presente em inúmeros aparelhos de minigame e celulares? É possível jogá-lo também no Winamp se você estiver usando a skin Bento. Primeiramente, pressione o atalho CTRL + P para acessar o menu de preferências do programa.


Google.com

Qualquer um que já tenha pesquisado qualquer coisa na internet alguma vez na vida, já usou o Google. A página mais acessada do mundo possui um dos melhores – senão o melhor – motor de buscas de toda a web e não é a toa que ocupa este posto privilegiado. Como era de se esperar, aqui também existem alguns easter eggs. Eu encontrei dois e divido com vocês:

Você não encontra Chuck Norris, ele encontra você

Já são famosas em toda a web as “verdades sobre Chuck Norris”. Frases como “Chuck Norris contou até o infinito. Duas vezes.” e “Chuck Norris não lê livros, ele os encara até conseguir toda a informação que precisa.” tentam demonstrar o quanto todos devem ficar temerosos quando o assunto é o “invencível” e “poderoso” ator estadunidense.

O Google, que não é bobo nem nada, se precaveu dos espertinhos que querem usar sua grande capacidade de busca para descobrir por onde anda o senhor Norris. Então, se você acessar o Google.com, digitar Find Chuck Norris (Encontre Chuck Norris) e clicar em Estou com sorte, será levado para uma página dizendo o seguinte “O Google não procura pelo Chuck Norris porque sabe que você não encontra Chuck Norris, ele encontra você.”


elgooG

Não entendeu nada? Experimente ler ao contrário e verá que o que está escrito ai em cima é Google de trás para frente. Se você digitar elgoog no Google e então clicar em Estou com sorte, após alguns segundos será levado para uma página com este nome que é na verdade a página inicial do Google espelhada, ou seja, tudo ao contrário.



Microsoft Word

Até mesmo o Microsoft Word possui um easter egg enorme e bastante interessante. Você sabia que dentro do próprio software você encontra umas dicas sobre o próprio programa através da digitação de um código? Faça o seguinte, abra um documento em branco, digite =rand(100,55) e então pressione Enter.

Depois de alguns segundos, o documento será preenchido por um parágrafo que se repete inúmeras vezes. No Word 2007, o texto exibido trata sobre a formatação do texto através da guia Inserir e de outros recursos presentes na barra de ferramenta do editor de texto da Microsoft.

Excel 95 - Hall of Tortured Souls Easter Egg


fonte: baixaki.com.br
reeditado: Lucas Simões Tavares







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech