
A Hyundai apresentou oficialmente o seu novo Ioniq 6 N, um sedan desportivo elétrico concebido para competir diretamente com o popular Tesla Model 3 Performance. Com uma potência impressionante e características únicas, este modelo promete agitar o mercado de veículos elétricos de alta performance.
O duelo dos números: Potência vs. Aceleração
No papel, o Hyundai Ioniq 6 N chega com argumentos de peso. O seu sistema de motor duplo produz uns colossais 650 cavalos de potência, superando largamente os 501 cv do seu rival americano. No entanto, apesar da vantagem de potência, o Ioniq 6 N é ligeiramente mais lento na aceleração, cumprindo o arranque dos 0 aos 100 km/h (0-60 mph) em 3,1 segundos, contra os 2,9 segundos do Model 3 Performance.
Esta diferença deve-se, em parte, ao facto de o Ioniq 6 N ser maior e mais pesado, mesmo contando com uma bateria de maior capacidade, com 84 kWh.
O trunfo está no carregamento e no som
Se perde por uma margem curta na aceleração, o Ioniq 6 N promete uma vantagem significativa na hora de carregar. Equipado com uma arquitetura de 800V, o veículo pode ser carregado de 10% a 80% em apenas 18 minutos, utilizando um carregador rápido de 350+ kW. Esta é uma capacidade superior à da maioria dos veículos da Tesla.

Talvez a característica mais distintiva e divertida do Ioniq 6 N seja a combinação das suas tecnologias Active Sound e e-Shift. Estas funcionalidades foram desenhadas para simular a experiência de condução de um carro de corrida com motor de combustão. Os condutores podem escolher entre vários perfis de som, desde o ronco clássico de um V8 (opção "Ignition"), a tons futuristas e inspirados no universo da ficção científica (opção "Lightspeed").

Chassis e suspensão afinados para a performance
Para garantir que a performance não se limita às retas, a Hyundai redesenhou o chassis e a suspensão do Ioniq 6 N. O objetivo foi otimizar o controlo e a manobrabilidade. Foram introduzidos novos amortecedores com deteção de curso que se adaptam tanto a uma condução confortável no dia a dia como a uma sessão mais exigente em pista.
Preço e disponibilidade
Ainda não há informações sobre o preço oficial do Hyundai Ioniq 6 N para o mercado português. No entanto, no Reino Unido, o lançamento está previsto para o início de 2026 com um preço que deverá rondar as 65.000 libras, o que equivale a aproximadamente 76.000 euros. É importante notar que este valor serve apenas como referência, uma vez que os preços em Portugal poderão ser diferentes devido a impostos e outras taxas. A autonomia estimada, segundo os padrões locais do Reino Unido, é de cerca de 291 milhas (aproximadamente 468 km).











Nenhum comentário
Seja o primeiro!