
Para os donos de um smartphone ou tablet recente da Huawei, a espera por novidades sobre a próxima grande atualização de software está prestes a terminar. A fabricante chinesa confirmou que o HarmonyOS 5.1 começará a ser distribuído pela primeira vaga de equipamentos até ao final de julho, poucos dias após a sua estreia com a série Huawei Pura 70.
Apesar de a Huawei não ter revelado um dia exato, o lançamento deverá ocorrer nos próximos dias. Esta atualização para smartphones e tablets segue-se à sua implementação em wearables, como o Watch 5, que recebeu novas ferramentas de monitorização de saúde e melhorias na interface. Agora, as atenções viram-se para as novidades que o sistema operativo trará aos equipamentos móveis.
Os primeiros equipamentos a receber o HarmonyOS 5.1
A lista de smartphones e tablets que fazem parte desta primeira fase de atualização já foi divulgada, focando-se nos modelos mais recentes e nos topos de gama da marca. Segundo as informações partilhadas pelo Huawei Central, estes são os contemplados:
Smartphones:
Série Huawei Mate 70
Série Huawei Mate 60
Série Huawei Mate X5
Série Huawei Mate X6
Mate XT Ultimate Design
Série Pura X
Série Pura 70
Huawei Pocket 2
Séries Nova 14, Nova 13 e Nova 12
Tablets:
Huawei MatePad Pro 13.2 2025
MatePad Pro 11 2024
MatePad Pro 12.2
MatePad Air
MatePad 11.5S
Inteligência artificial e fotografia são as grandes apostas
O HarmonyOS 5.1 promete trazer várias melhorias, com um foco especial no desempenho da câmara e na inteligência artificial. Os utilizadores podem esperar funções de IA mais inteligentes e otimizações significativas na qualidade fotográfica, especialmente no modo noturno.
Para além disso, a atualização expande as opções para programadores, incluindo componentes de interface de utilizador (UI) melhorados e um acesso mais seguro das aplicações aos processos do sistema. O objetivo é oferecer um sistema operativo mais flexível e poderoso.
E os modelos mais antigos?
Se o seu equipamento não consta na lista inicial, não se preocupe, pois a espera poderá não ser muito longa. Prevê-se que modelos como as séries Nova 11, P60 e Mate 50 recebam a atualização para o HarmonyOS 5.1 nos próximos meses, embora ainda não exista um calendário oficial para estes dispositivos mais antigos.
Um caso particular é o da série Mate 40. Para estes modelos, a Huawei está a considerar uma atualização direta para o HarmonyOS NEXT, uma versão do sistema operativo construída de raiz sem código Android. A empresa enviou recentemente uma nova atualização de software para o Mate 40, um passo que sugere a preparação para esta futura e importante transição.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!