1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

pessoas digitais a passarem informação

A Google anunciou um compromisso de peso para o futuro da educação tecnológica nos EUA: um investimento de mil milhões de dólares (aproximadamente 930 milhões de euros) ao longo dos próximos três anos para apoiar a formação em Inteligência Artificial. A iniciativa visa equipar faculdades, universidades e organizações sem fins lucrativos com as ferramentas e o conhecimento necessários para preparar os estudantes para as carreiras do futuro.

O objetivo da gigante tecnológica é ambicioso: tornar a formação em IA e competências profissionais gratuita para todos os estudantes universitários nos Estados Unidos. Para dar o pontapé de saída, mais de 100 instituições de ensino superior já aderiram ao programa "AI for Education Accelerator".

O que ganham os estudantes com o Google AI Pro?

Para além do investimento nas instituições, a Google está a dar um incentivo direto aos estudantes. Os alunos elegíveis nos EUA, Japão, Indonésia, Coreia e Brasil poderão inscrever-se gratuitamente, durante um ano, no plano Google AI Pro. Este pacote inclui um arsenal de ferramentas de ponta para potenciar a aprendizagem:

• Acesso ao Gemini 2.5 Pro

• Funcionalidades de pesquisa avançada com o "Deep Research"

• Acesso ao modelo de geração de vídeo Veo 3

• Limites de utilização mais elevados para ferramentas como Jules e NotebookLM

• 2 TB de armazenamento na cloud

A motivação pessoal de Sundar Pichai

Sundar Pichai, CEO da Alphabet, explicou numa publicação no blog oficial da empresa a sua motivação pessoal para este projeto. "Ter acesso regular a computadores na minha pós-graduação mudou a minha vida e colocou-me no caminho para a Google. A minha esperança é que, ao levar as melhores ferramentas de IA aos estudantes universitários, se abram também novos mundos para eles", afirmou.

Pichai aproveitou ainda para sublinhar a forte presença da empresa no setor, notando que mais de 80% das 100 principais universidades dos EUA já utilizam o Google Workspace for Education, um ecossistema que a empresa tem vindo a promover com iniciativas como a distribuição de Chromebooks.

Uma corrida de gigantes pela formação do futuro

A Google não está sozinha nesta corrida para capacitar a próxima geração de profissionais. A Microsoft anunciou recentemente um investimento de 4 mil milhões de dólares em IA e tecnologia cloud para escolas, faculdades e organizações sem fins lucrativos. Outros gigantes tecnológicos como a Meta, OpenAI , Anthropic e Amazon também já prometeram o seu apoio, sinalizando uma aposta estratégica e concertada para moldar a força de trabalho do futuro, cada um dentro do seu próprio ecossistema.

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech