
Tal como se antecipava na passada sexta-feira, a última semana de agosto arranca com uma nova atualização no preço dos combustíveis, com subidas ligeiras tanto no gasóleo como na gasolina. Se precisa de atestar o depósito, saiba que vai pagar um pouco mais a partir desta segunda-feira, 25 de agosto.
Os novos preços médios em Portugal
De acordo com os dados compilados pela plataforma Mais Gasolina, o preço médio do gasóleo simples sofreu um aumento de 0,006 euros, fixando-se agora nos 1,543 € por litro. No caso da gasolina simples 95, a subida foi de meio cêntimo, o que eleva o preço médio nacional para 1,697 € por litro.
Estes valores têm como base de cálculo os preços comunicados à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e já refletem os descontos praticados nos postos de abastecimento. No entanto, é importante sublinhar que se tratam de valores médios, podendo existir variações de posto para posto.
A estratégia das principais gasolineiras
As principais operadoras do mercado nacional acompanharam a tendência de subida, embora com ligeiras diferenças nas suas estratégias de preços. Tanto a BP como a Repsol optaram por aumentar o preço da gasolina simples em meio cêntimo e o do gasóleo simples em um cêntimo por litro. Por outro lado, a Galp aplicou uma subida uniforme de meio cêntimo em ambos os combustíveis.
Medidas do governo continuam a influenciar o valor final
É importante recordar que os preços na bomba continuam a ser influenciados pelas medidas de mitigação implementadas pelo Governo desde 2022, que se focam principalmente na redução da carga fiscal através do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). Apesar destas medidas, o valor final pago pelo consumidor continua sujeito às flutuações dos mercados internacionais.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!