
O Google Drive está a receber mais uma funcionalidade que promete aumentar a produtividade dos seus utilizadores. A Google anunciou que o painel lateral do Gemini passa agora a ser capaz de analisar e extrair informação valiosa de imagens guardadas no seu serviço de armazenamento na nuvem.
Esta nova capacidade da inteligência artificial generativa da Google permite que interaja com os seus ficheiros de imagem de uma forma completamente nova.
O que pode fazer com esta nova função?
Com esta atualização, pode pedir ao Gemini para realizar várias tarefas relacionadas com o conteúdo de uma imagem. Por exemplo, é possível solicitar um resumo do que está visível, gerar texto alternativo (alt text), extrair todo o texto escrito ou até mesmo criar uma pequena história baseada na imagem.
A Google destaca que a funcionalidade é particularmente eficaz com imagens que contenham muito texto, como faturas, recibos ou contratos. Imagine poder carregar a fotografia da conta de um restaurante e pedir ao Gemini para extrair todos os dados e apresentá-los numa tabela organizada. As possibilidades para simplificar tarefas do dia a dia são imensas.

Disponibilidade: Quem pode usar e quando?
De acordo com o blog oficial do Google Workspace, o lançamento desta nova ferramenta já começou e será gradual ao longo das próximas semanas. Para aceder, basta abrir uma imagem no Google Drive e clicar no botão "Perguntar ao Gemini", localizado no canto superior direito do ecrã.
A análise de imagens com o Gemini estará disponível para subscritores de vários planos do Workspace (Business Standard/Plus, Enterprise Standard/Plus), para utilizadores do Google One AI Premium e para quem adquiriu os suplementos Gemini. De momento, a funcionalidade está disponível apenas em inglês.
Esta novidade junta-se a um fluxo contínuo de melhorias que a Google tem vindo a introduzir no Drive, como a capacidade de editar vídeos diretamente no navegador, a pré-visualização de miniaturas em vídeos e a criação de resumos sobre alterações em ficheiros.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!