
A Microsoft está a disponibilizar uma nova e poderosa atualização para a aplicação Copilot, destinada aos utilizadores do programa Windows Insiders. A versão 1.25095.161.0, que está a chegar a todos os canais, introduz duas novidades de peso que prometem tornar o assistente de IA numa ferramenta ainda mais indispensável: os "Copilot Connectors" e a capacidade de criar documentos.
Copilot Connections: A sua vida digital, finalmente unificada
Como o nome sugere, a grande novidade são os "Copilot Connectors", que permitem ligar o assistente de IA a contas pessoais em serviços da Microsoft e de terceiros. Para já, a lista inclui o OneDrive, Outlook, Google Drive, Google Calendar e Google Contacts.
Com esta capacidade, passa a ser possível usar linguagem natural para encontrar dados importantes nos serviços e contas que mais utiliza. Pode, por exemplo, pedir ao Copilot para encontrar as suas notas da universidade da última semana ou para lhe mostrar o endereço de e-mail de um amigo, sem ter de abrir as respetivas aplicações.

É importante notar que esta é uma funcionalidade opcional e vem desativada por defeito. Para começar a usar, os utilizadores precisam de aceder a Definições > Conectores dentro da aplicação Copilot e ativar os serviços que pretendem integrar.
Do chat para o trabalho: crie documentos com um clique
A segunda grande funcionalidade é a criação de documentos. O Copilot para Windows passa a ser capaz de criar e exportar diferentes tipos de ficheiros em vários formatos. Basta um simples pedido para gerar documentos Word, folhas de cálculo Excel, PDFs, apresentações PowerPoint, entre outros.
A funcionalidade é bastante intuitiva. Pode pedir ao assistente para transformar uma parte do texto da conversa num documento Word ou PDF, ou converter uma tabela que acabou de gerar num ficheiro Excel. De acordo com a publicação no blog oficial do programa Insider, quando uma resposta tiver 600 ou mais palavras, surgirá um botão dedicado para exportar o conteúdo diretamente para uma das aplicações do Office.
Apesar de a atualização estar a ser disponibilizada para todos os Windows Insiders, a Microsoft alerta que a ativação das novas funcionalidades será gradual. Portanto, se ainda não vir as opções de Conectores ou de criação de documentos, o melhor é aguardar mais alguns dias.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!