Enquanto muitos utilizadores aguardam por novidades prometidas (e algo atrasadas) para o Windows 11, a Microsoft continua a refinar e expandir as capacidades do seu assistente de Inteligência Artificial, o Copilot. Desta vez, as melhorias chegam ao Copilot Vision, que ganha novas funcionalidades para interagir de forma mais intuitiva com as aplicações.
As mais recentes adições incluem a capacidade de pedir ao Copilot para o guiar passo a passo numa tarefa dentro de uma aplicação e a possibilidade de utilizar o Copilot Vision com duas aplicações em simultâneo.
Guia visual passo-a-passo nas aplicações
Com esta atualização, ao partilhar uma janela com o Copilot Vision, pode solicitar ao assistente de IA que o ajude a completar uma determinada tarefa. Por exemplo, pode dar acesso à aplicação Definições e perguntar como ativar a luz noturna, ou partilhar uma janela do Clipchamp e pedir instruções sobre como adicionar texto a um vídeo.
A funcionalidade "Destaques" (Highlights) permite que, ao partilhar uma única janela de navegador ou aplicação, o Copilot o guie, navegue e instrua para completar uma tarefa específica através de indicações visuais. Basta pedir ao Copilot "mostra-me como" e o assistente irá destacar na aplicação partilhada onde deve clicar para o ajudar a realizar a sua tarefa. Atualmente, os "Destaques" funcionam com uma única aplicação. Para interromper as indicações do Copilot e retomar a sessão normal do Vision, basta premir o botão "Parar".
Suporte para análise em duas aplicações em simultâneo
Outra novidade significativa é que o Copilot Vision passa a suportar o trabalho com duas aplicações lado a lado, permitindo responder a questões que envolvam ambas. Isto abre portas a cenários como a comparação de listas ou documentos.
Por exemplo, pode partilhar a sua lista de itens para uma aventura de campismo e uma lista online, e depois perguntar ao Copilot: "Falta alguma coisa na minha lista de material, em comparação com a lista online?".
Para começar a utilizar o Copilot Vision no Windows, clique no ícone dos "óculos" no compositor do Copilot, selecione a janela do navegador ou aplicação que pretende partilhar e peça ajuda ao assistente para o que estiver a fazer. Para parar a partilha, prima "Parar" ou o "X" no compositor.
Disponibilidade das novidades
Estas novas atualizações do Copilot Vision estão a ser gradualmente disponibilizadas para os Windows Insiders com a versão 1.25044.92 (ou superior). Embora a atualização em si esteja disponível em todos os canais do programa Insider, as funcionalidades específicas do Copilot Vision, incluindo os "Destaques" e o suporte para duas aplicações, estão, de momento, limitadas aos Estados Unidos da América. A Microsoft salienta que o lançamento é faseado, pelo que nem todos os Insiders terão acesso imediato.
Relembre: Copilot também nos menus de contexto
Recorde-se que, numa atualização anterior, a aplicação Copilot integrou-se nos menus de contexto do Windows 11, permitindo aos utilizadores questionar rapidamente o assistente sobre ficheiros específicos. No entanto, para quem prefere uma experiência mais limpa, esta funcionalidade pode ser desativada através de uma modificação no registo do sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!