
Quando o Copilot foi inicialmente introduzido no Windows 11, a receção não foi a mais calorosa. Muitos utilizadores criticaram a Microsoft por uma implementação que parecia apressada e, acima de tudo, mal integrada com o sistema operativo. Felizmente, os tempos estão a mudar e o assistente de IA está a ficar cada vez mais útil, com a mais recente atualização a dar-lhe finalmente acesso às definições do seu computador.
A novidade chega com a versão 1.25095.161 do Copilot, que já está a ser disponibilizada gradualmente para os Windows Insiders em todos os canais através da Microsoft Store. Com esta atualização, o assistente de IA passa a conseguir interpretar pedidos relacionados com as configurações do PC e a fornecer ajuda prática.
O seu assistente pessoal ficou mais inteligente
Na prática, pode agora fazer perguntas em linguagem natural sobre problemas ou configurações que queira alterar. Por exemplo, pode pedir para "Tornar o ecrã mais fácil de ler" ou "Ajudar a focar, reduzindo as distrações", e em resposta, o Copilot irá apresentar um atalho direto para a página de definições relevante, em vez de apenas fornecer uma resposta genérica baseada na web.
Esta funcionalidade promete simplificar a vida a muitos utilizadores, especialmente aqueles menos familiarizados com a estrutura de menus do Windows 11. A informação foi partilhada pela Microsoft no blogue oficial do Windows Insider.
Um guia, não um executor (para já)
É importante notar que, na maioria dos computadores, o Copilot ainda não pode alterar as definições por si. A sua função é apenas guiá-lo, mostrando-lhe o caminho certo para que seja o utilizador a fazer a alteração.
No entanto, a história é diferente nos mais recentes Copilot+ PCs. Nestes equipamentos, que vêm equipados com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) dedicada, existe um "agente de definições" que permite ao Copilot executar as ações que lhe pede.
Mesmo sem a capacidade de agir autonomamente em todos os PCs, esta atualização é uma adição bem-vinda, tornando o Copilot um verdadeiro assistente para navegar nas complexidades do sistema operativo. A funcionalidade é especialmente útil para quem está agora a fazer a transição do Windows 10, cujo suporte terminou oficialmente.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!