
Se é um dos novos donos de um Surface Laptop 7 ou Surface Pro 11, equipados com os processadores Snapdragon X da Qualcomm, a Microsoft tem boas notícias. A empresa lançou uma nova atualização de firmware que visa corrigir um problema bastante frustrante relacionado com a câmara.
O fim dos ecrãs congelados em videochamadas
Vários utilizadores queixavam-se de que não conseguiam fazer streaming de vídeo durante videochamadas ou gravar vídeos com a aplicação da Câmara se tivessem os efeitos do Windows Studio ligados. Em vez de beneficiarem dos efeitos de IA, ficavam simplesmente com a imagem bloqueada.
Esta atualização de desempenho e usabilidade vem resolver diretamente essa questão, garantindo que os novos PCs Copilot+ funcionam como esperado. A correção é distribuída através de um conjunto de novos drivers para os componentes da Qualcomm, nomeadamente para o processador neural (NPU) e para o subsistema de áudio (DSP).
Como instalar a nova atualização
A atualização está a ser distribuída para os dispositivos com a versão 24H2 ou mais recente do Windows 11. A forma mais simples de a obter é através do Windows Update, bastando ir a "Definições" e procurar por novas atualizações.
Para quem prefere fazer uma instalação manual, a Microsoft também disponibilizou os pacotes offline. Pode encontrar o ficheiro para o Surface Pro 11 aqui e para o Surface Laptop 7 aqui.
Microsoft aposta no Rust para o futuro do firmware
A par desta correção, a Microsoft anunciou também uma parceria com a Open Device Partnership (ODP), uma iniciativa que procura padronizar o software dos dispositivos para melhorar a segurança e outros elementos. Como parte deste acordo, a Microsoft vai investir no desenvolvimento de firmware UEFI baseado em Rust, uma linguagem de programação conhecida por garantir uma maior segurança de memória, tornando os futuros computadores ainda mais robustos contra falhas e ataques.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!