1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

OpenAI logo

 

Para os programadores que se aventuram na criação de agentes de Inteligência Artificial, o processo pode ser um autêntico quebra-cabeças. Desde a gestão de orquestrações complexas à criação de conectores personalizados e pipelines de avaliação, as tarefas são muitas e exigentes. A pensar nisso, a OpenAI anunciou durante o seu evento DevDay 2025 o AgentKit, um novo conjunto de ferramentas desenhado para simplificar drasticamente a construção, implementação e otimização de agentes de IA.

 

O objetivo da empresa é claro: facilitar a vida aos developers, permitindo que se concentrem na inovação em vez de se perderem em tarefas repetitivas. O AgentKit promete ser um passo importante para democratizar o desenvolvimento de assistentes virtuais mais poderosos e integrados.

 

Os três pilares do AgentKit

 

A nova aposta da OpenAI assenta em três componentes principais, cada um focado em resolver um desafio específico no ciclo de desenvolvimento de um agente de IA. Juntos, prometem uma experiência mais coesa e eficiente.

 

O primeiro é o Agent Builder, uma interface visual do tipo WYSIWYG (What You See Is What You Get), que permite criar e versionar fluxos de trabalho com múltiplos agentes. Através de um sistema de "arrastar e largar" nós, os programadores podem desenhar sistemas complexos de forma intuitiva. Esta ferramenta inclui ainda os "guardrails", uma camada de segurança modular e de código aberto que protege os agentes contra comportamentos maliciosos, como tentativas de jailbreak ou deteção de dados sensíveis.

 

sistema de interligações da openai para chatgpt

 

Depois, temos o ChatKit, um toolkit que resolve o desafio de integrar estes agentes numa experiência de utilização real. Criar uma interface de chat funcional implica gerir respostas em streaming, múltiplos tópicos de conversação e desenhar a experiência dentro do chat. O ChatKit permite aos developers incorporar facilmente estes agentes de conversação em qualquer aplicação ou site, com a possibilidade de personalizar a interface para corresponder à identidade da marca.

 

Por fim, o Connector Registry funciona como uma localização unificada onde os administradores podem gerir as ferramentas e fontes de dados que os seus agentes de IA utilizam, simplificando a integração e a manutenção.

 

Testar e otimizar ficou mais fácil

 

Para garantir que os agentes funcionam como esperado, a OpenAI também anunciou melhorias significativas na sua plataforma de avaliação, a Evals. Estas novidades foram pensadas para facilitar os testes e o refinamento dos assistentes virtuais.

 

Agora é possível construir rapidamente conjuntos de dados para avaliação, expandindo-os ao longo do tempo com classificadores automáticos e anotações humanas. A plataforma também permite realizar avaliações completas aos fluxos de trabalho dos agentes para identificar falhas e otimizar automaticamente os prompts com base nos resultados. Uma das grandes novidades é o suporte para modelos de terceiros, o que significa que os programadores podem avaliar modelos de outros fornecedores dentro da plataforma da OpenAI.

 

Disponibilidade para programadores

 

O Agent Builder já está disponível em versão beta para todos os programadores. O Connector Registry está a ser gradualmente disponibilizado para clientes selecionados das APIs, do ChatGPT Enterprise e Edu. Já o ChatKit e as novas melhorias da plataforma Evals estão disponíveis para todos os developers a partir de hoje.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech