
O Slack, uma das plataformas de comunicação mais utilizadas por startups e empresas em todo o mundo, acaba de receber uma poderosa integração com o ChatGPT. A OpenAI anunciou duas novas formas de unir as duas ferramentas, prometendo transformar a forma como as equipas trabalham e pesquisam informação.
A primeira novidade é uma aplicação dedicada do ChatGPT para o Slack, que traz a inteligência artificial diretamente para o ambiente de trabalho. A segunda é um conector que permite ao ChatGPT aceder aos dados do Slack, fornecendo um contexto muito mais rico para as suas respostas.
Um assistente de IA na barra lateral
Com a nova aplicação instalada, os utilizadores podem interagir com o ChatGPT através de uma barra lateral dedicada na interface do Slack. Isto permite fazer perguntas, pedir resumos e gerar conteúdo sem nunca sair da plataforma de comunicação. As conversas ficam guardadas no histórico, permitindo continuar o trabalho exatamente onde ficou.
Entre as principais funcionalidades destacam-se:
Pesquisa inteligente: A aplicação permite pesquisar mensagens e ficheiros em todos os canais a que o utilizador tem acesso. Suporta tanto a pesquisa por palavras-chave como a pesquisa semântica, que interpreta o significado da pergunta para encontrar resultados mais relevantes. A pesquisa semântica, no entanto, está disponível apenas para clientes Slack com IA ativada nos planos Business+ ou Enterprise+.
Resumos de conversas: É possível transformar longas discussões em canais do Slack em notas concisas e fáceis de ler, identificando os próximos passos e os responsáveis por cada tarefa.
Leve o seu Slack para dentro do ChatGPT
A integração funciona também no sentido inverso. Com o novo conector, os utilizadores podem ligar os seus canais e mensagens diretas do Slack ao ChatGPT. Desta forma, a IA ganha acesso ao contexto das conversas da equipa, o que lhe permite fornecer respostas mais precisas e úteis em modos como o chat, a Pesquisa Profunda (Deep Research) e o Modo Agente.
Disponibilidade e restrições
A nova aplicação e o conector do Slack estão disponíveis para clientes com subscrições pagas do ChatGPT (Plus, Pro, Business e Enterprise/Edu) e também exigem uma conta paga do Slack.
No entanto, há uma restrição importante para os utilizadores europeus. Conforme detalhado pela OpenAI numa página de suporte, a aplicação para o Slack não funcionará para os subscritores dos planos ChatGPT Plus e Pro no Espaço Económico Europeu (EEE), Grã-Bretanha e Suíça, devido a restrições impostas pela própria OpenAI.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!