
A OpenAI, a empresa por trás do popular chatbot, acaba de oficializar o seu muito aguardado navegador de internet. Chama-se ChatGPT Atlas e já está disponível para download em macOS, com a promessa de chegar em breve ao Windows, Android e iOS. A grande novidade é a integração direta do ChatGPT na interface do browser, permitindo aos utilizadores interagir com a inteligência artificial enquanto navegam na web, sem necessidade de alternar entre separadores.
Uma experiência de navegação mais inteligente
Com o Atlas, sempre que selecionar um campo de texto, surgirá um ícone que permite solicitar a ajuda do ChatGPT. A OpenAI demonstrou esta funcionalidade no Gmail, onde um funcionário pediu ao chatbot para refinar um email que estava a escrever. Naturalmente, uma barra de pedidos também estará presente ao abrir um novo separador, e uma barra lateral permite conversar com o ChatGPT a qualquer momento.
A sua memória na web, com mais privacidade
Quanto mais utilizar o Atlas, mais o ChatGPT irá "recordar" as suas preferências, o que facilitará a pesquisa no seu histórico. Por exemplo, pode escrever "reabrir os sapatos que vi ontem" e o ChatGPT saberá qual o site específico que pretende revisitar. Esta funcionalidade de "memórias do navegador" é opcional e pode ser gerida nas definições. Tal como noutros navegadores, é possível apagar o histórico ou navegar em modo incógnito. A OpenAI garante que não utilizará o conteúdo de navegação dos utilizadores para treinar os seus futuros modelos de IA.
Um assistente pessoal para navegar por si
O Atlas inclui também um "modo agente", onde o ChatGPT pode navegar na web e completar tarefas autonomamente. Esta funcionalidade, que se baseia na tecnologia Operator apresentada no início do ano, está atualmente disponível em versão de antevisão para os subscritores dos planos Plus, Pro e Business. "Pode ajudá-lo a fazer reservas, marcar voos ou até mesmo editar um documento em que esteja a trabalhar", explicou Adam Fry, líder de produto para a pesquisa do ChatGPT.
"Os separadores são ótimos, mas não temos visto muita inovação nos browsers desde então", afirmou Sam Altman, CEO da OpenAI. "Este é simplesmente um ótimo navegador em todos os aspetos — é fluido, é rápido, é muito agradável de usar."
O ChatGPT Atlas já está disponível para download para macOS no site oficial.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!