
A Apple continua a refinar a sua estratégia de marca e, depois de ter abandonado o "plus" do seu serviço de streaming em outubro, apresenta agora uma nova identidade sonora e visual para a plataforma, que passa a chamar-se apenas Apple TV.
A remoção do "+" alinha o serviço com a restante nomenclatura da empresa. A Apple reserva tipicamente o símbolo "plus" para serviços que têm uma base gratuita mas com níveis pagos, como é o caso do iCloud+.
Um "tudum" à moda da Apple
A mudança de nome foi apenas o início da simplificação. A empresa lançou uma nova vinheta de introdução e uma identidade sonora—ou "mnemonic", como o compositor lhe chama—para acompanhar o serviço.
Um vídeo de cinco segundos revela o novo logótipo a surgir numa animação nebulosa e multicolorida, antes de se focar nitidamente no centro do ecrã.
O responsável pela nova marca sonora é Finneas, talvez mais conhecido por ser irmão e colaborador frequente de Billie Eilish. Segundo o AppleInsider, que cita uma entrevista de Finneas à Variety, o compositor comparou o desafio a criar sons clássicos e reconhecíveis, como o da NBC ou o som estático da HBO. Resta saber se terá o mesmo impacto cultural que o icónico "tudum" da Netflix.
Em todo o lado: do streaming ao cinema
Esta nova identidade sonora não será discreta. A versão de cinco segundos será reproduzida antes de cada filme e entre os episódios de uma série, o que significa que quem fizer "binge-watching" a ouvirá múltiplas vezes.
Foram também criadas outras versões: uma curta, de apenas um segundo, para reboques (trailers) e uma mais longa, de 12 segundos, destinada a qualquer conteúdo lançado nas salas de cinema, como foi o caso de "Assassinos da Lua das Flores" (Killers of the Flower Moon).
Finneas revelou que foi contactado diretamente por David Taylor, Chefe de Música da Apple, que lhe explicou que a empresa estava a "simplificar" o serviço.
Apple One também recebe nova cara
A onda de rebranding não se limitou ao serviço de TV. O Apple One, o pacote de subscrição que agrupa vários serviços da Apple (como o Apple Music, TV e iCloud+), também recebeu um novo logótipo. A nova imagem abandona o visual simples anterior e adota uma ilustração da maçã texturizada e multicolorida, alinhada com a nova identidade visual do serviço de streaming.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!