
A Google continua a modernizar a experiência de utilização do seu serviço de correio eletrónico no sistema operativo móvel. Depois de ter adicionado recentemente a muito solicitada ação de "Marcar como lida" diretamente nas notificações, a gigante tecnológica está agora a implementar uma alteração visual significativa na forma como o Gmail apresenta os novos emails no Android.
A atualização foca-se em destacar o conteúdo visual, permitindo que os utilizadores vejam pré-visualizações de anexos de imagem sem terem de abrir a aplicação.
Uma experiência mais visual
Até agora, as notificações do Gmail no Android limitavam-se a mostrar o remetente, o assunto e um pequeno excerto do corpo da mensagem. Com esta nova atualização, a Google pretende dar destaque aos anexos.
No formato compacto da notificação, os utilizadores passarão a ver um ícone de clipe (emoji) no início do assunto do email, sinalizando a presença de anexos. Além disso, a imagem de perfil do remetente, habitualmente situada à direita, é substituída por uma pequena pré-visualização da imagem anexada.

Ao expandir a notificação, a mudança é ainda mais drástica. O utilizador verá uma pré-visualização retangular da imagem, num estilo muito semelhante ao que já acontece com as aplicações de mensagens instantâneas. Se o email contiver múltiplas fotos, estas serão indicadas numa linha inferior.
O compromisso entre imagem e texto
Embora esta funcionalidade permita uma triagem visual muito mais rápida — permitindo perceber imediatamente do que trata um anexo —, existe um compromisso no design que pode não agradar a todos, especialmente em contexto profissional.

Ao exibir a pré-visualização da imagem em tamanho grande na notificação expandida, o Gmail substitui o texto do corpo do email que normalmente apareceria nesse espaço. Isto significa que, para ler o contexto da mensagem que acompanha a foto, o utilizador terá provavelmente de abrir a aplicação.
A atualização não se limita apenas a fotos. O Gmail também vai destacar outros tipos de ficheiros. Por exemplo, se receber um documento PDF, a notificação poderá mostrar um ícone específico do formato juntamente com o início do nome do ficheiro.
Segundo avança o 9to5Google, a funcionalidade parece estar a ser distribuída de forma gradual do lado do servidor. De momento, foi detetada em apenas uma conta de teste, embora surja em vários dispositivos onde essa conta tem sessão iniciada, o que sugere que, como é habitual na Google, o lançamento global poderá demorar algum tempo a chegar a todos os utilizadores.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!