1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Nio logo com dinheiro

A fabricante chinesa de veículos elétricos Nio apresentou resultados financeiros sólidos para o terceiro trimestre de 2025, destacando-se por uma redução significativa nas perdas e um aumento recorde no número de carros entregues aos clientes. A estratégia de controlo de custos, aliada a um volume de vendas superior, parece estar a dar frutos num mercado cada vez mais competitivo.

Segundo os dados revelados pelo CnEVPost, a Nio registou um prejuízo líquido de 3,48 mil milhões de RMB (aproximadamente 465 milhões de euros), o que representa uma diminuição de 31,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Eficiência financeira e margens em alta

Um dos principais motores para esta melhoria financeira foi a redução nas despesas operacionais. A empresa conseguiu cortar os seus gastos em Investigação e Desenvolvimento (I&D) em 28%, situando-se agora nos 2,39 mil milhões de RMB (cerca de 319 milhões de euros). A marca atribui esta descida a uma otimização organizacional e a diferentes fases de desenvolvimento de novos produtos.

A margem bruta da empresa também trouxe boas notícias para os investidores, subindo para os 13,9%, o valor mais alto registado desde o segundo trimestre de 2022. Este aumento deve-se não só ao maior volume de vendas, mas também à redução dos custos de materiais por veículo, fruto dos esforços contínuos da empresa para melhorar a eficiência da sua cadeia de produção.

As receitas totais ascenderam aos 21,79 mil milhões de RMB (cerca de 2,9 mil milhões de euros), um crescimento de 16,7% face ao ano anterior.

Recorde de vendas e previsões para o final do ano

No que toca aos veículos propriamente ditos, a Nio entregou um total recorde de 87.071 unidades durante o terceiro trimestre. Este número representa um salto de 40,77% em relação ao ano passado e situa-se dentro do intervalo de orientação que a empresa tinha definido, embora perto do limite inferior.

Olhando para o futuro, a fabricante mantém-se otimista, projetando entregar entre 120.000 e 125.000 veículos no quarto trimestre de 2025. Se atingido, este volume representará um crescimento anual entre 65,1% e 72,0%.

No entanto, é de notar que esta previsão fica ligeiramente abaixo da meta de 150.000 unidades que tinha sido mencionada anteriormente na apresentação de resultados do segundo trimestre, em setembro. Isto implica que a Nio espera agora entregar entre 79.603 e 84.603 veículos combinados nos meses de novembro e dezembro para atingir os seus objetivos.

Em termos de liquidez, a empresa terminou o trimestre com uma posição de caixa de 36,7 mil milhões de RMB (cerca de 4,9 mil milhões de euros), o que a direção considera suficiente para suportar as operações contínuas durante os próximos doze meses.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech