1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Grok logo

A batalha pela verdade na era digital ganhou um novo capítulo. Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipedia, veio a público aconselhar os internautas a não depositarem a sua confiança na Grokipedia, a enciclopédia digital impulsionada por Inteligência Artificial e promovida por Elon Musk.

Numa recente entrevista concedida ao The Verge, Wales expressou sérias dúvidas sobre a imparcialidade e a precisão da plataforma rival, sugerindo que esta pode estar inclinada para favorecer certas narrativas.

Uma questão de imparcialidade e confiança

A criação da Grokipedia, lançada em outubro, surgiu na sequência de várias críticas tecidas por Musk à Wikipedia, acusando a plataforma colaborativa de longa data de possuir um viés ideológico. Como resposta, o magnata da tecnologia integrou esta nova funcionalidade na rede social X, alimentada pela tecnologia da sua empresa xAI.

No entanto, para Jimmy Wales, a cura proposta por Musk pode ser pior que a suposta doença. O fundador da Wikipedia argumenta que a envolvência direta e as opiniões fortes de Musk colocam em causa a neutralidade do projeto. "Muitas das críticas que estão a ser feitas não são uma surpresa para mim", afirmou Wales, acrescentando uma reflexão sobre a credibilidade da plataforma: "Também penso no que diz respeito à confiança. Não tenho a certeza se as pessoas vão confiar numa enciclopédia que tem um dedo de um dos lados da balança".

As alucinações da IA como barreira à verdade

Além das preocupações sobre a neutralidade editorial, Wales destacou um problema técnico fundamental: a dependência de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs). Os artigos da Grokipedia são gerados pelo Grok, uma IA que, tal como as suas concorrentes, é suscetível a "alucinações" — a criação de informações falsas ou imprecisas apresentadas com total confiança.

Wales, que admite utilizar estas ferramentas frequentemente, alerta para as suas limitações atuais no que toca à compilação de factos rigorosos. "Eu uso grandes modelos de linguagem com frequência e estou ao corrente do problema das alucinações, estou sempre a vê-lo", explicou. Para o fundador da Wikipedia, a tecnologia atual ainda não atingiu o nível de fiabilidade necessário para substituir o trabalho humano de verificação, concluindo que estes modelos "não são bons o suficiente para escreverem uma enciclopédia".

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech