1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Grok logo

A batalha pela verdade na era digital ganhou um novo capítulo. Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipedia, veio a público aconselhar os internautas a não depositarem a sua confiança na Grokipedia, a enciclopédia digital impulsionada por Inteligência Artificial e promovida por Elon Musk.

Numa recente entrevista concedida ao The Verge, Wales expressou sérias dúvidas sobre a imparcialidade e a precisão da plataforma rival, sugerindo que esta pode estar inclinada para favorecer certas narrativas.

Uma questão de imparcialidade e confiança

A criação da Grokipedia, lançada em outubro, surgiu na sequência de várias críticas tecidas por Musk à Wikipedia, acusando a plataforma colaborativa de longa data de possuir um viés ideológico. Como resposta, o magnata da tecnologia integrou esta nova funcionalidade na rede social X, alimentada pela tecnologia da sua empresa xAI.

No entanto, para Jimmy Wales, a cura proposta por Musk pode ser pior que a suposta doença. O fundador da Wikipedia argumenta que a envolvência direta e as opiniões fortes de Musk colocam em causa a neutralidade do projeto. "Muitas das críticas que estão a ser feitas não são uma surpresa para mim", afirmou Wales, acrescentando uma reflexão sobre a credibilidade da plataforma: "Também penso no que diz respeito à confiança. Não tenho a certeza se as pessoas vão confiar numa enciclopédia que tem um dedo de um dos lados da balança".

As alucinações da IA como barreira à verdade

Além das preocupações sobre a neutralidade editorial, Wales destacou um problema técnico fundamental: a dependência de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs). Os artigos da Grokipedia são gerados pelo Grok, uma IA que, tal como as suas concorrentes, é suscetível a "alucinações" — a criação de informações falsas ou imprecisas apresentadas com total confiança.

Wales, que admite utilizar estas ferramentas frequentemente, alerta para as suas limitações atuais no que toca à compilação de factos rigorosos. "Eu uso grandes modelos de linguagem com frequência e estou ao corrente do problema das alucinações, estou sempre a vê-lo", explicou. Para o fundador da Wikipedia, a tecnologia atual ainda não atingiu o nível de fiabilidade necessário para substituir o trabalho humano de verificação, concluindo que estes modelos "não são bons o suficiente para escreverem uma enciclopédia".

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

Encontrou algum erro neste artigo?

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech