1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple CarPlay

Depois de mais de uma década de restrições rigorosas, a Apple decidiu finalmente ceder e mudar a sua filosofia quanto ao entretenimento a bordo. Com a chegada do iOS 26, o CarPlay passa a permitir algo que parecia impossível no ecossistema da marca: a reprodução de vídeos no ecrã do automóvel.

Esta novidade representa uma viragem histórica para a gigante tecnológica, que sempre tratou o vídeo como uma distração perigosa para a condução. No entanto, a implementação desta funcionalidade chega com regras muito claras e limitações de segurança inegociáveis.

Luz verde para o vídeo (mas só estacionado)

A nova funcionalidade, designada oficialmente como "video in the car", permite que os utilizadores façam o espelhamento de vídeos diretamente do seu iPhone para o ecrã do sistema de infoentretenimento, recorrendo à tecnologia AirPlay. Contudo, há um grande "mas": o veículo tem de estar totalmente estacionado para que o sistema funcione.

A Apple já começou a fornecer orientações aos criadores e fabricantes de automóveis através do programa MFi (Made for iPhone/iPad). A documentação deixa claro que esta não é apenas uma atualização de software que vai aparecer magicamente em todos os carros. A funcionalidade exige uma integração profunda entre o software e o hardware do veículo, garantindo que o sistema consegue detetar com precisão absoluta quando o carro está parado.

A última palavra pertence às marcas

Embora a tecnologia esteja finalmente disponível do lado da Apple, isso não significa que o teu carro vá receber a novidade de imediato. A decisão de ativar o suporte para vídeo recai inteiramente sobre as montadoras. Isto cria um cenário fragmentado onde alguns modelos poderão oferecer o recurso, enquanto outros o manterão bloqueado.

Vale a pena recordar que, ainda em 2025, uma aplicação de terceiros tentou contornar estas limitações oferecendo navegação com vídeo, mas foi rapidamente removida da App Store após uma revisão. Agora, o suporte é oficial, mas depende da vontade dos fabricantes. Segundo avançou o 9to5Mac, até ao momento, nenhuma marca confirmou oficialmente a adoção desta tecnologia.

Enquanto esperamos para ver quais os primeiros carros a transformar-se em salas de cinema improvisadas, o iOS 26 continua a refinar a experiência do CarPlay com novos ícones, widgets atualizados e mais opções visuais.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech